Aldeia Porteira, no município de Tocantínia – Foto Nilson Chaves
O Brasil já deveria ter imunizado 431.983 indígenas contra a Covid-19. Mesmo com a inclusão dos aldeados entre os quatro primeiros grupos prioritários, apenas 164.592 foram vacinados no primeiro mês da campanha, de acordo com dados do governo consolidados até as 13 horas de quarta-feira, 17.
O Tocantins possui 6.749 indígenas, e apenas 1.301 (19%) tomaram a primeira dose da vacina contra Covid. E 133 (2%) tomaram a 2ª dose.
O baixo percentual de vacinação no Brasil (62%) ainda não tomaram nenhuma dose) é ainda maior entre os estados da Amazônia (71%). É nesta região do país que mais lideranças relatam a difusão de fake news que alertam os povos indígenas contra o que chamam de “vacina com chip da besta fera“.
Os dados foram contabilizados pela Gazeta com base nas informações disponibilizadas pelo Ministério da Saúde na ferramenta LocalizaSUS. Os estados de Roraima, Paraná, Tocantins e Rio de Janeiro têm a menor taxa de aplicação da primeira dose. Todos os nove estados da Amazônia vacinaram menos de 50% da população indígena.