Ícone do site Gazeta do Cerrado

Torneio de Pesca Esportiva reúne 139 equipes de competidores em Porto Nacional

Em prol da consolidação da pesca esportiva em Porto Nacional, divulgando os benefícios do Pesque e Solte, bem como promovendo a conscientização ambiental e a inclusão do município no roteiro dos pescadores esportivos, foi realizado neste sábado, 14,  o Torneio de Pesca Esportiva (TPE) edição Porto Nacional. 

O evento contou com total apoio da prefeitura municipal, por meio da Secretaria da Cultura e do Turismo, do Governo do Estado, do Sebrae, da deputada estadual, Vanda Monteiro, Sport Naútica, dentre outros parceiros. A comissão organizadora do torneio é composta pelos amantes da pesca esportiva,TPE Tocantins, Héber Vieira, Eduardo Mota e Luiz Neiva.

De acordo com Héber Vieira (Madruga), um dos organizadores do evento, 139 equipes, compostas por até três integrantes, totalizando cerca de 400 pescadores de várias cidades e estados, como Tocantins, Goiás, Bahia e Pará, participaram da competição. “A largada aconteceu na Praia Tia Júlia – ao lado da pista de Kart, às 07h da manhã, cada equipe teve 9 horas para cumprir as tarefas, retornando às 16h. O sistema adotado para conferência dos exemplares de tucunarés pescados foi via vídeo, modo pelo qual a medição foi executada com equipamento disponibilizado às equipes anteriormente. Após esse processo os peixes eram devolvidos ainda com vida às águas do lago”, explicou.

Durante a programação foram realizados shows regionais, Pagode Vip Moral, Maykinho Top e Adriano Araújo animaram a todos, teve ainda um circuito gastronômico na praça de alimentação. Além disso, o local contou com ampla infraestrutura para atender os competidores e familiares. 

 

Vencedores

 

1º lugar: Equipe Bravo Naútica, composta pelos integrantes (Jeová, Bernardo, Cyro)

Pontuação: 249,5

2º lugar: Equipe LF Serviços, integrantes (Luiz Filho, Lucas Avelino, Adevaldo Pereira)

Pontuação: 233,5 

3º lugar: Equipe Os Brutos, integrantes (Gean Rosa, Vitor, Tarssis)

Pontuação: 220,5

4º lugar: Equipe Pesca Samba, integrantes (Elmo Lúcio, Daniel de Abreu, Milton Rodrigues)

Pontuação: 220,5

5º lugar: Equipe Porkeiras da Pesca, integrantes (Vinicius Uchoa, Endrew Di Franco, Marley Hugo)

Pontuação: 219,5

6º lugar: Equipe Sport Center, integrantes (Welgues DP, Fernando Reis, Airton Ximenes)

Pontuação: 219,5

7º lugar: Equipe Casa do Pescador, integrantes (Rafael Diniz, Agamenon Diniz, Renato Rama)

Pontuação: 214,5

8º lugar: Equipe Amigos da Pesca, integrantes (Welison de Souza Barros, Valber Santana, Carlos Ernesto)

Pontuação: 209

9º lugar: Equipe Pesco Logo Existo, integrantes (Karison Tharley, Matheus Bezerra, Zé Paulo)

Pontuação: 207,5

10º lugar: Equipe Pousada Angical, integrantes (Mariozan Gomes, Dimas Carneiro, João Beckmann)

Pontuação: 206

 

Maior Peixe: 60.5 cm, pescado pela Equipe Comando 01.

Pescador Eduardo de Araguaína.

 

Premiação

 

Os 10 primeiros colocados receberam trofeus e premiação.  Além disso, prêmios como, barco + carreta,  motor 15HP, motor elétrico, baterias e muito mais, foram sorteados entre os competidores. 

Marlon Guilherme Knoll e Thiago Rezende Ribeiro, da equipe Colorado tiraram a sorte grande e levaram para casa  barco + carreta patrocinado pela Sport Naútica, prêmio avaliado em mais de R$ 20.000. Já Vinícius Rodrigues, Daniel e Sérgio, da equipe Tucunaré azul, faturaram um motor avaliado em cerca de R$ 8.0000.

O prefeito Ronivon Maciel, parabenizou a organização do torneio e ressaltou a importância do apoio a iniciativa. “O que despertou o interesse de apoiarmos esta realização, foi o fato de promover a conscientização da população no tocante a preservação, fortalecer a economia local e fomentar o turismo, já que inúmeros turistas são atraídos para o município, sendo assim os ganhos são enormes. É muito satisfatório ver o nosso município sendo referência de pesca esportiva, aproveitando todo o potencial que dispomos”, frisou. 

O secretário Municipal da Cultura e do Turismo, Fernando Roberto Windlin, destacou: “esse evento foi muito importante, especialmente porque estamos passando por um momento de reestruturação do turismo em Porto Nacional. É uma atividade muito característica no município, temos um potencial muito grande na pesca esportiva. A gestão vê com bons olhos e apoia iniciativas como essa por entender a tamanha relevância, nosso potencial turístico é apresentado a outros municípios e estados, por intermédio dos participantes que competiram no torneio”, frisou.

 

“Quero agradecer a todos que colaboraram para  que pudéssemos promover este evento de forma tão exitosa. Não medimos esforços para fazer da edição Porto Nacional-TO do TPE, um marco”, destacou Luiz Neiva, também organizador da competição. 

 

O participante Gean Rosa, integrante da equipe Os Brutos, terceira colocada no torneio, declarou: “Foi uma honra participar da competição, eu fui o 1º campeão de pesca esportiva no município, e é muito especial poder voltar a competir. Todos que contribuíram para a realização deste evento, tornando esses momentos possíveis, estão de parabéns”, pontuou.

 

Além de estimular a pesca esportiva, a competição contribuiu para propagar a importância da preservação do Tucunaré, bem como das águas do lago.

 

Sair da versão mobile