Ícone do site Gazeta do Cerrado

Tradição: Folia de Santo Reis resiste ao tempo em Chapada de Natividade

Tradição: Folia de Santo Reis resiste ao tempo em Chapada de Natividade

Equipe Gazeta do Cerrado

Chapada de natividade busca por meio da cultura e tradição religiosa, preservar sua identidade. A comunidade todos os anos se reúne para realizar o festejo de Santo Reis.

História do lugar

Para entendermos esta tradição precisamos conhecer um pouco da história do local. Foram os quilombolas, no final do século XVIII, os primeiros a povoar Chapada de Natividade. A escolha do local foi feita, possivelmente, pela proximidade de um posto de contagem de ouro.

Ali os descendentes de escravos construíram suas casas e o sustento vinha do cultivo de pequenas lavouras, aos poucos novos moradores foram chegando.

Duas dessas comunidades quilombolas estão na Chapada da Natividade, a de São José e a de Chapada de Natividade. O município foi criado em 28 de setembro de 1995 e instalado em 1º de janeiro de 1996.

 A folia

A Folia de Santo Reis é mais um traço desta identidade quilombola e já começou a convidar os moradores para o festejo que acontece no próximo dia seis. O convite é feito por foliões tocando e cantando.

Foliões e foliãs cantam rodas, tocam e juntos visitam as casas. Foliãs de outros municípios, como Conceição do Tocantins, vêm para contribuírem com o grupo de foliões Chapada. O número de mulheres vem crescendo a cada ano e que ajuda fortalecer o movimento.

Este patrimônio histórico de Chapada da Natividade e região pode ser apreciado no dia 06 de janeiro na Fazenda Santa Luzia.

 

Sair da versão mobile