Ícone do site Gazeta do Cerrado

Tragédia em leilão: mais de 80 bois morrem eletrocutados em Bom Jesus do Tocantins

Bois morreram durante a madrugada — Foto: Divulgação/Bom Jesus Leilões

 

Uma tragédia abalou a região central do estado na última terça-feira, 30, quando mais de 80 bois que estavam dentro do curral de um leilão em Bom Jesus do Tocantins foram eletrocutados após um cabo de alta tensão se romper. O prejuízo estimado ultrapassa os R$ 200 mil, incluindo não apenas o valor dos animais, mas também equipamentos eletrônicos danificados.

Os responsáveis pelos animais relataram que o cabo da rede de energia se rompeu e caiu próximo ao curral, onde estavam bois das raças nelore, senepol e tabapuã. A concessionária de energia do estado, Energisa, informou que prontamente enviou equipes ao local para realizar os procedimentos de segurança e isolar a área afetada. Além disso, a empresa afirmou que está prestando todo o apoio necessário ao proprietário e que investigará as causas do incidente.

Até o fechamento desta reportagem, os donos do leilão ainda não haviam contabilizado o número exato de animais mortos, pois alguns ainda apresentavam sequelas e poderiam não resistir. Além do prejuízo financeiro, a empresa de leilão lamentou profundamente o abalo emocional das pessoas que presenciaram a tragédia, que ocorreu logo após a conclusão do evento.

Uma equipe da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) foi acionada para avaliar a situação, e dois veterinários confirmaram o óbito dos animais. Os corpos foram encaminhados para o aterro sanitário de Bom Jesus e sepultados durante a tarde.

A Energisa reforçou a importância de seguir os procedimentos de segurança em situações envolvendo a rede elétrica e pediu para que, em caso de cabos rompidos, as pessoas evitem se aproximar e informem imediatamente a concessionária e o Corpo de Bombeiros.

Sair da versão mobile