Ícone do site Gazeta do Cerrado

Transporte coletivo na capital: Relembre todas as mudanças anunciadas; cobrança de tarifa nos dias de semana voltará nesta terça, 7; ENTENDA AQUI!

Usuários terão passe livre no transporte público de Palmas até as 23h59 desta segunda-feira (6). A partir de terça (7), a cobrança de R$ 3,85 será retomada. No entanto, há novidades anunciadas pelo município. Uma delas é que a tarifa gratuita continuará nos fins de semana e para passageiros com mais de 60 anos.

O decreto que liberou a passagem gratuita em Palmas foi publicado no dia 2 de fevereiro. O objetivo foi minimizar os danos aos usuários que não conseguiam recarregar os cartões, já que os guichês foram fechados. Isso ocorreu após a prefeitura encerrar os contratos com as empresas responsáveis pelo transporte coletivo. Após 30 anos, o município decidiu assumir o serviço.
Para que a cobrança fosse retomada sem gerar transtornos, o município determinou que pontos de recarga da carteirinha funcionassem em seis estações no fim de semana com o objetivo de atender os passageiros.

O novo sistema adotado pela prefeitura recebeu o nome de ‘Meu Busão’. Para marcar esse novo formato, ônibus e estações foram plotados com as novas cores. O uniforme dos motoristas também passou por mudanças.

Tarifa zero

A prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) anunciou que haverá tarifa zero nos fins de semana e feriados. Além disso, pessoas com mais de 60 anos não pagarão pelo transporte. Antes, a idade era de 65 anos. A gestora afirmou também que há estudos para novas gratuidades. Uma delas é para beneficiar desempregados, mas não disse quando começará a valer.

Publicidade

Ônibus exclusivos para mulheres

Outra novidade é que haverá na capital ônibus exclusivos para mulheres em horário de pico nas principais estações. Pela manhã, os veículos sairão de Taquaralto e dos Aurenys. No final da tarde, a saída será da estação Apinajé. A prefeitura disse que a medida começará a valer a partir desta semana.

Câmeras de segurança, som e wi-fi

O município anunciou ainda a instalação de câmeras de segurança dentro dos veículos e nas estações, com transmissão em tempo real, além de sistema de som em parceria com rádios comunitárias e rede W-fi gratuita para os usuários.

“Em relação à instalação de Wi-fi e ao sistema de som, o prazo que nós temos é de 90 a 100 dias para instalar em toda a frota. Nós vamos equipando e liberando, é um prazo que vai acontecendo e a população vai começar a usar esses ônibus paulatinamente”, explicou o presidente da ATCP, Fábio Chaves.

Novos ônibus e construção de abrigos

A prefeitura também confirmou que abrirá licitação para a compra de 60 novos ônibus zero quilômetro. Fábio Chaves explicou que a abertura do processo licitatório seria assinado pela prefeita na última quinta-feira (2).
Quando os novos veículos começarem a circular, serão 250 automóveis na cidade, atendendo os usuários.

Também haverá a construção de 400 novos pontos de ônibus na cidade. “Em relação aos abrigos, o procedimento licitatório está aberto. O edital da licitação vai ser publicado em até 30 dias. A tramitação da licitação vai de acordo com prazos legais”, finalizou o presidente.

Sair da versão mobile