Uma retroescavadeira estourou um cano de distribuição de água deixando cerca de 30% de Palmas sem abastecimento de água nessa quinta-feira, 09. Conforme a BRK Ambiental, concessionária responsável, o abastecimento retornaria na manhã desta sexta-feira, 10, às 6 horas.
Porém, a BRK informou à Gazeta que neste momento algumas quadras da região sul continuam com pressão baixa, o que vai gerar a falta de água, e a precisão é de normalização até o fim da tarde. Nos bairros da Região Sul (aurenys, Taquaralto, exceto Taquari) a normalização prossegue até a manhã de amanhã.
O acidente
Segundo a BRK, o incidente provocado por máquinas de obras de terceiro, particular, ocasionou um grande vazamento, que acabou impactando a distribuição de água para parte da cidade.
Em nota, a concessionária afirmou que o local possui uma placa que alertava sobre a presença de uma rede de abastecimento e a empresa que realizava a obra não procurou a BRK para o necessário trabalho de orientação nestes casos.
A BRK também esclareceu que situações como esta não são previstas e podem ser evitadas com adoção de cuidado no momento da obra. A empresa disponibiliza seu cadastro de rede para todos os empreendedores para evitar rompimentos como esse que prejudicam o abastecimento público.