Ícone do site Gazeta do Cerrado

Três cidades tocantinenses têm o maior percentual de eleitores mais jovens do país; idosos são 15%

Os números que mostram o perfil da idade do eleitorado deste ano traz o Tocantins com destaque no índice de jovens.

Nas últimas décadas, o percentual referente ao eleitorado jovem tem caído. Em 1992, 4% do votantes tinham 16 ou 17 anos, faixa etária em que o voto é facultativo. Nestas eleições, esse grupo representa apenas 1% do eleitorado.

Apenas os estados de Maranhão, Tocantins e Piauí estão acima da média nacional e têm 2% do eleitorado com essa faixa etária neste ano.

Os municípios com o maior percentual de eleitores com 16 ou 17 anos estão localizados no Tocantins e no Piauí, quando 5% do eleitorado estão nessa faixa etária. São eles: Campos Lindos (TO), Barreiras do Piauí (PI), Recursolândia (TO), Assunção do Piauí (PI) e São Félix do Tocantins (TO).

Em Campos Lindos, por exemplo, são 306 jovens do total de 5.941 eleitores aptos no município. Já em Barreiras do Piauí (PI), há 170 jovens e 3.432 eleitores.

Publicidade

Idosos

Um a cada cinco eleitores aptos a votar nestas eleições é idoso e, portanto, faz parte do grupo de risco do novo coronavírus. No total, são 30 milhões de pessoas a partir de 60 anos – o equivalente a 20% do eleitorado, o maior percentual já registrado desde 1992.

No Tocantins os eleitores que são idosos chegam a 15% sendo maioria na faixa etária de 60 a 69 anos, 97 mil pessoas nesta faixa de idade.

Nestas eleições, os idosos terão horário preferencial no dia da votação (das 7h às 10h), e as seções eleitorais devem adotar uma série de medidas para evitar a disseminação da Covid-19, como o uso do álcool em gel e as recomendações de levar a própria caneta e manter a distância de pelo menos 1 metro do outro eleitor na fila. Também é obrigatório usar máscara facial no local da votação.

No Estado, maioria do eleitorado é feminino.

Sair da versão mobile