A Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) e os agentes de Trânsito da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) participaram de mais uma etapa da Operação Paz e Sossego que reúne as principais forças de segurança Estadual e Municipal, realizada na última sexta-feira, 05. A ação ocorreu nos estabelecimentos da região Sul da Capital.
A ação conjunta visa coibir a prática irregular de funcionamento de pontos comerciais, que trazem inúmeros transtornos à saúde pública, além da poluição sonora, que especialmente no final de semana são registradas em grandes escalas. Durante a operação foram realizadas blitzes de fiscalização em condutores de veículos e pedestres nas imediações dos estabelecimentos inspecionados como casa de shows, bares e restaurantes, que passaram por vistoria a respeito das condições legais de funcionamento diante das leis municipais.
De acordo com dados da operação, nas três noites de fiscalização foram interditados três estabelecimentos, feitas seis notificações e outros quatro autos de infrações diversos. Na ocasião, a Vigilância Sanitária efetuou cinco autos de infração em decorrência da má adequação e irregularidades sanitárias. Os agentes de Trânsito efetuaram sete remoções e lavraram cerca de 30 autos de infração das mais diversas naturezas. Já a Polícia Militar efetuou mais de 50 abordagens a veículos suspeitos e a mais de 150 pessoas. Foram removidos cinco veículos e os devidos condutores foram notificados.
A titular da Sesmu, tenente coronel Welere Gomes, reforça que a ação conjunta traz benefícios para a cidade. “No final de semana as denúncias de poluição sonora são registradas com maior frequência e a GMP tem aumentado os esforços para coibir e solucionar esses transtornos que tiram a paz da população. E a Operação Paz e Sossego, com o apoio das demais forças de segurança, vem reforçando e contribuindo para a manutenção da ordem aqui na Capital”.
Participaram da operação realizada na noite da última sexta-feira, 05, a Guarda Metropolitana de Palmas, agentes de Trânsito, Policia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Fiscais de Obras e Postura do Município, Conselho Tutelar, e o Instituto de Identificação.