Ícone do site Gazeta do Cerrado

Três funcionários seguem internados após vazamento de amônia em frigorífico

Plena Alimentos Foto: Divulgação/ Bombeiros

Na manhã da última quarta-feira, 24, um vazamento de amônia em um frigorífico de Paraíso do Tocantins resultou em três funcionários internados no Hospital Regional do município. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), 23 pessoas receberam atendimento médico devido ao incidente, com 20 delas já tendo recebido alta.

O vazamento, que ocorreu nas dependências do frigorífico Plena, foi prontamente controlado pela empresa em aproximadamente 20 minutos. No entanto, 15 funcionários permaneceram em observação no hospital. A produção foi interrompida durante a manhã e programada para retomar à tarde.

Os funcionários internados estão sendo acompanhados por uma equipe médica, conforme informado pela empresa. Uma das vítimas relatou ter desmaiado devido à inalação de amônia, sendo socorrida por colegas de trabalho. Embora seu estado de saúde não seja considerado grave, ela mencionou estar enfrentando dificuldades respiratórias, mas está sob tratamento.

O vazamento, detectado por volta das 8h30, mobilizou os bombeiros, que foram informados de algumas pessoas estarem inconscientes. Além disso, trabalhadores relataram ansiedade devido à sensação de formigamento na pele. Após o controle do vazamento, nenhum indivíduo inconsciente foi encontrado durante os procedimentos de socorro.

De acordo com relatos, a possível causa do vazamento foi o rompimento de uma válvula de pressão após uma queda de energia, seguida de uma posterior pressurização na tubulação ao retornar a energia, levando à ruptura da válvula. A empresa foi orientada pelos bombeiros a usar exaustores para renovar o ar no ambiente, visando normalizar a situação.

As investigações sobre as causas do vazamento estão em andamento, enquanto a empresa garante estar tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança e o bem-estar de seus funcionários.

Sair da versão mobile