Ícone do site Gazeta do Cerrado

Trilhas sonoras e os filmes regionais são temas de live com profissionais do cinema tocantinense

O Clube do Cinema inicia um projeto de fortalecimento da Sétima Arte em Palmas com uma live sobre “As trilhas sonoras e os filmes regionais”. O evento ocorre nesta quarta- feira, 2 de setembro, às 20h, no canal do Clube do Cinema (https://www.instagram.com/cinemaclubedo/). Entre os participantes, está Diego Brito (produtor musical), Heitor Oliveira (compositor de trilhas sonoras) e Markinhos Rocha (produtor musical). A mediação ficará por conta de Gustavo Henrique Lima Ferreira (professor do curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Tocantins-UFT).

O Clube do Cinema é um espaço cineclubista virtual formado por profissionais ligados ao cinema (professores pesquisadores do cinema e audiovisual, jornalistas, cineastas, cinéfilos e produtores de cinema e audiovisual) com o intuído de fortalecer as discussões em torno da Sétima Arte em Palmas e no Tocantins. O projeto irá realizar lives semanais. A programação será atualizada no perfil do projeto no Instagram.

Com caráter multifacetado e cooperativo, o projeto conta com a participação de uma grande gama de profissionais da área, dentre eles: Gabriela Maia (do Instagram @dicasnerdsdagabi); Douglas Jansen (produtor cultural e fã de quadrinhos); Elisângela Dantas (curadora de mostras e festivais de cinema); Matheus Falcão ((historiador e professor pesquisador de cinema); Leon Fahir Neto (filósofo, professor do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do Tocantins-UFT); Heloísa Cipriano (jornalista e repórter da rádio CBN Tocantins); Esdras Campos (produtor cinema e TV); Paulo André Machado Kulsar (cientista social, com especialização em Ética e Ensino de Filosofia); Túlio Mello (professor pesquisador e documentarista); Jorge Bichara (presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas Distribuidoras Cinematográficas no Municipal do Rio de Janeiro- RJ); Paulo Braga (diretor do Sindicato dos Empregados em Empresas Distribuidoras Cinematográficas no Municipal do Rio de Janeiro – RJ); André Araújo (diretor, roteirista e produtor ); Gleydsson Nunes (diretor e roteirista) e Sérgio Ricardo Soares (professor pesquisador – cinema e audiovisual).

O projeto conta com a parceria da Plataforma de cinema online: Cinema Virtual (https://cinemavirtual.com.br/) e a Play Arte Design.

Convidados da Live desta quarta, 02/09/2020

Heitor Oliveira: Compositor de trilhas sonoras: Músico, residente em Palmas, Tocantins. Atua profissionalmente como professor universitário e compositor de música de concerto, música para espetáculos cênicos e música original para audiovisual. Seus principais créditos são: a série infantil O Boneco de Barro e o Rei (Spatium Audiovisual, 2017); os longas-metragens Palmas, Eu Gosto de Tu (SuperOito Produções Audiovisuais, 2014) e O Comedy Club (SuperOito, atualmente em fase de pós-produção).

Diego Brito: Produtor musical: Diretor do Projeto Vereda de Educação musical e educação patrimonial com objetivo de divulgar e a cultura tradicional tocantinense, assim como os instrumentos e personagens musicais.  Técnico de som direto tem seus principais créditos nas obras: Documentário Os devotos de São Sebastião, o santo fujão do município de Goiás, Curta ficção Apoio Cultural da diretora Juliane Almeida, a série infantil O Boneco de Barro e o Rei (Spatium Audiovisual, 2017); os longas-metragens Palmas, Eu Gosto de Tu (SuperOito Produções Audiovisuais, 2014) e O Comedy Club (SuperOito, atualmente em fase de pós-produção).

Markinhos Rocha: produtor musical: Diretor da  Criativo Publicidade e Marketing, Markinhos carrega várias experiências na composição de trilhas sonoras. Tem como principais créditos: Livro Encantado, trilha sonora do curta – metragem Menina Bonita de Trança, filme idealizado pelos alunos da Escola Municipal Beatriz Rodrigues as Silva, premiado com uma releitura profissional no Festival de Cinema Estudantil de Palmas – Você na Tela em 2018  e Prêmio Melhor Trailer do Concurso Interativo do 46ª Festival de Cinema de Gramado.

Gustavo Henrique Lima Ferreira: Professor pesquisador de cinema e audiovisual Professor do curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Possui graduação em Artes Cênicas – Habilitação em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Fotógrafo amador, cantor e tocador de cuíca nas horas vagas, tem experiência na área de Artes, com ênfase em Direção Teatral e em investigações sobre os diálogos do teatro com outras artes, em especial o cinema.

Sair da versão mobile