Ícone do site Gazeta do Cerrado

UFT aprova por unanimidade título de doutor honoris causa a Lula: “reconhecimento da luta”, diz Mourão

Foto – Divulgação

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) aprovou na tarde desta segunda-feira, 12, o título de doutor honoris causa para Luiz Inácio Lula da Silva. Com a presença do ex-deputado, Paulo Mourão, que representou o presidente, o Conselho Universitário (Consuni) referendou por unanimidade a honraria para Lula.

 

“Isso se dá pelo reconhecimento da luta, do trabalho, das conquistas e se fizermos uma retrospectiva, vamos lembrar do Prouni, Ideb, democratização do ensino universitário, a implementação do sistema de cotas e tantos outros marcos, como a incorporação da cultura afrobrasileira no currículo das universidades”, destacou Paulo Mourão.

 

Publicidade

Na sua avaliação a concessão do título, “é mais um passo bem dado da universidade, não só fazendo a história, mas o reconhecimento que a nossa Universidade Federal do Tocantins não é o fim, é o objetivo central de fazermos esse Tocantins ser construído como nós sonhamos” e por isso informou que vai solicitar audiência com o presidente no próximo ano e convidou os representantes do Consuni para integrar o diálogo.

Foto – Divulgação

Conforme avaliou Paulo Mourão, após os quatro anos de endurecimento das políticas de desenvolvimento estruturante inclusivo, “um período de apagão”, este é o momento oportuno para recuperar e recompor o país e a honraria é, além do reconhecimento, uma forma de se sinalizar o Brasil que os brasileiros querem reconstruir. “Hoje a nossa universidade dá um passo bem largo, não só na formação, mas no impulsionamento do desenvolvimento estruturado do nosso estado, do nosso país”, ressaltou.

 

Com a aprovação da honraria, a ser recebida pessoalmente por Lula, Paulo Mourão informou que o presidente deve marcar agenda de visita ao estado. “O desejo dele [Lula] vir é muito grande, pois um dos seus maiores compromissos  é com o ensino, é com a formação”, pontuou Mourão ao lembrar que desde a Constituinte, viu apenas uma universidade ser construída no país até 2000, a UFT, e nos governos Lula um total de 191 instituições, entre novas universidades e campi.

 

Para o representante dos estudantes no Consuni, Guilherme Barbosa, o fortalecimento das universidades é capaz de transformar a vida das juventudes. “Foi a partir da conquista da UFT, que a juventude Tocantinense conseguiu ter uma nova perspectiva de vida. O compromisso de Lula transformou a vida dos jovens, por isso o passo que a UFT dá hoje é muito importante, pois é o reconhecimento pela história desse presidente, que mais fez pela educação brasileira e pelo Brasil”, disse.

Fonte – Assessoria
Sair da versão mobile