A Universidade Federal do Tocantins (UFT) recebeu conceito 4, de um máximo de 5, na mais recente avaliação institucional realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, do Ministério da Educação (Inep/MEC). O resultado significa que a Instituição foi considerada “além do que expressa o referencial mínimo de qualidade”. O relatório, resultado da visita dos avaliadores à Universidade nos dias 8, 9 e 10 de maio deste ano, foi disponibilizado nesta terça-feira (17).
Além da melhora no conceito institucional geral nos últimos sete anos – de 3, em 2010, para 4, em 2017 – a Universidade apresentou evolução nos conceitos atribuídos pelo MEC em nove das dez dimensões avaliadas, e em uma se manteve no mesmo patamar.
Nos conceitos específicos por área, a UFT conquistou o conceito máximo – 5 – na dimensão 1, que avalia a missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), sendo considerada muito além do referencial mínimo de qualidade nesse quesito. A Universidade ainda recebeu conceito 4 em seis dimensões, e não teve nenhum conceito 2, considerado aquém do referencial mínimo de qualidade (veja os detalhes no quadro).
As dimensões que mais evoluíram além da 1, que passou de 3 para 5, foram as dimensões 3 (Responsabilidade Social) e 8 (Planejamento e Avaliação), que saltaram de 2 para 4.
Análise dos Resultados
Sobre o conceito máximo atribuído à Universidade na dimensão 1, o relatório destaca que a UFT “usa o PDI como referência em suas ações. As escolhas feitas nas situações concretas das decisões institucionais são orientadas pelo PDI […]”. Além disso, “a estrutura administrativa e de gestão funcionam plenamente tendo em vista os objetivos e metas declarados no seu PDI e em seus documentos oficiais” e “há forte articulação entre o PDI e a autoavaliação, pois a IES utiliza os resultados das avaliações para construir o novo PDI, e o PDI para definir os elementos que serão avaliados no ciclo seguinte de autoavaliação”.
Para o pró-reitor de Avaliação e Planejamento, Eduardo Erasmo, a nota máxima recebida especialmente na dimensão 1 mostra que a UFT deve continuar trabalhando com foco na avaliação e no planejamento para evoluir ainda mais também nos outros quesitos. “O PDI é a base da estrutura de toda a avaliação”, ressaltou ele. “É fundamental que esse instrumento [o relatório da avaliação] seja considerado na construção do Plano Anual de Trabalho para o ano que vem, para que possamos concentrar ações nas dimensões em que não houve tanto avanço e onde precisamos melhorar mais”, afirmou.
O vice-reitor no exercício da reitoria, Luís Eduardo Bovolato, atribuiu o bom resultado ao trabalho coletivo desenvolvido na UFT. “Os avaliadores elogiaram muito a capacidade de organização da Universidade e isso foi um elemento importante nesse processo de avaliação”, lembrou. “Agora temos que internamente fazer uma análise mais criteriosa do que diz o relatório em cada dimensão para que a Universidade possa planejar suas ações com foco específico”, disse Bovolato.
O resultado do relatório da comissão do Inep deve, agora, ser publicado pelo MEC.
Resultados
Dimensão | Conceito 2017 | Conceito 2010 |
Evolução 2010-2017 | |
1 | A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) | 5 | 3 | +2 |
2 | A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades. | 4 | 3 | +1 |
3 | A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural | 4 | 2 | +2 |
4 | A comunicação com a sociedade | 3 | 2 | +1 |
5 | As políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho | 4 | 3 | +1 |
6 | Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios | 4 | 3 | +1 |
7 | Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação | 3 | 2 | +1 |
8 | Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da auto-avaliação institucional | 4 | 2 | +2 |
9 | Políticas de atendimento aos estudantes | 4 | 3 | +1 |
10 | Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior | 3 | 3 | = |
Conceito Geral | 4 | 3 | +1 |
Entenda os conceitos:
- Quando os indicadores da dimensão avaliada configuram um quadro MUITO AQUÉM do que expressa o referencial mínimo de qualidade.
- Quando os indicadores da dimensão avaliada configuram um quadro AQUÉM do que expressa o referencial mínimo de qualidade.
- Quando os indicadores da dimensão avaliada configuram um quadro SIMILAR ao que expressa o referencial mínimo de qualidade.
- Quando os indicadores da dimensão avaliada configuram um quadro ALÉM do que expressa o referencial mínimo de qualidade.
- Quando os indicadores da dimensão avaliada configuram um quadro MUITO ALÉM do que expressa o referencial mínimo de qualidade.