Ícone do site Gazeta do Cerrado

Um alerta de contaminação chamado Paraíso do TO: Letalidade é maior que a do Estado, de Palmas e Araguaína

Paraíso do Tocantins – Divulgação

Maju Cotrim

O município de Paraíso do Tocantins, na região central do Estado, tem chamado atenção pelos altos índices de contaminação pela Covid-19 nos últimos dias.

A cidade teve 150 novos casos no boletim desta qunta-feira, 8,  superando a capital Palmas e Araguaína, municípios com mais habitantes.

A cidade tem 6054 casos da doença, até o momento, 5ª no ranking estadual. São 101 mortes. Foram 367 novos casos em oito dias e 15 mortes.

O Hospital Regional da cidade, que atende a região, está com 70% de ocupação hoje,  mas nos últimos dias chegou a ficar sem leitos por várias vezes, motivo de reclamação até dos municípios vizinhos que chegaram a reivindicar também atendimento e vagas para os moradores que precisam.

A letalidade na cidade e de 1,69% maior que a do próprio Estado (1,48%) as de Palmas (1,09%) , Araguaína (1,30%) e Gurupi (1,62%). A incidência chega a 12099.04, altíssima.

A cidade aguarda para até o final do mês a implantação de leitos de UTIs.

Medidas de restrição

Setores da cidade apontam a necessidade de ampliar as medidas de restrições. Varios decretos estão em vigor, porém são constantes os flagrantes e autuações da fiscalização em estabelecimentos.

Novo decreto dia 7

Veja mais detalhes sobre o novo decreto na cidade

O Prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais, publicou na manhã da quarta-feira, dia 7, o Decreto Municipal nº 625 de 2021, que trata sobre regras de enfrentamento a pandemia da Covid-19. O decreto levou em consideração o momento atual de saúde no município e as considerações do Comitê de Operações Emergenciais (COE), que se reuniu na última terça-feira.

Dentre os principais pontos estabelecidos, está a proibição da comercialização, fornecimento e consumo de bebidas alcóolicas no período das 18 às 6h em qualquer estabelecimento comercial do município, incluindo retirada e entrega no sistema delivery.

No tocante às Escolas Particulares/Privadas, especificamente na modalidade que o Município é responsável juridicamente (Educação Infantil), segue os direcionamentos gerais do Decreto Estadual nº 6.230, de 12 de março de 2021, publicado no DOE/TO nº 5.807.

Já o Futebol profissional, no âmbito do campeonato estadual, regido e regulamentado pela Federação Tocantinense de Futebol, se submete ao comando legal do Decreto Estadual nº 6.230, de 12 de março de 2021, publicado no DOE/TO nº 5.807.

O documento traz em anexo a Cartilha Regulamentadora de Distanciamento Social Seletivo, com medidas regulatórias.

O Decreto 625 entra em vigor na quarta-feira, dia 7, e segue em vigência até o dia 26 de abril.

(As informações do decreto são da Prefeitura de Palmas)

Sair da versão mobile