Ícone do site Gazeta do Cerrado

Um divisor das águas no sudeste e a política com visão humanitária

De Novo Alegre-Maju Cotrim

Era julho de 2023. Município de Novo Alegre do Tocantins, 3 mil habitantes. Uma senhora sentada no meio fio olhava atenta para a organização do evento que ia lançar a ordem de serviço para uma das obras mais importantes da cidade.

Perguntei a ela se o evento seria ali. Ela disse que achava que sim. Meio descrente ela comentou que estava cansada de esperar para ter uma água de qualidade e que pensou várias vezes em mudar da cidade. Perguntei porquê… timidamente ela disse que a água vinha sempre suja e que causava várias doenças. Seus olhos encheram de água neste momento.

Ela estava falando de uma obra aguardada há 50 anos: a adutora. Era sobre qualidade de saúde e de vida não só sobre política. Em vários discursos do evento os líderes agradeciam o senador Eduardo Gomes por ter destinado os R$ 10 milhões que iriam custear a obra e na hora da sua fala o político humildemente disse que aquela obra era por preocupação com as pessoas e que não tinha nenhum interesse em fazer marketing daquela ação. Lembrou os pais Dona Gilda e Zé Gomes (In Memorian) e até Siqueira Campos para falar dos propósitos da criação do Estado.

Após várias liberações de recursos para a obra ela é entregue ao povo neste sábado, 7, e sim representa o pagamento de uma dívida com aqueles moradores. Uma dívida que foi sanada antes de tudo com a preocupação real de um tocantinense que usou seu mandato para fazer isso virar realidade.

Sem pensar só em frutos políticos, Eduardo Gomes escolheu articular o investimento de R$ 10 milhões para melhorar a qualidade de vida de uma região, afinal água é viva! Esse gesto conquistou a confiança das pessoas da região na política mas mostra a visão humanitária de um mandato.

Eduardo Gomes não fez só por um mandato, fez pelas pessoas simples como a moradora tímida que descrente assistia o evento de lançamento e que hoje com certeza faz parte desta conquista! Fez não porque quer se reeleger ao Senado ou buscar outras aspirações mas porque sabe que o verdadeiro sentido da política é mudar a vida das pessoas e essa é a maior lição deste dia para a cidade! E sim: é necessário reconhecer e torcer para que mais visões políticas humanitárias estejam acima de questões e brigas politiqueiras no Tocantins.

Que no Tocantins a população viva mais conquistas como essa melhorando diretamente a vida dos que ajudam a construir o Estado nas bases!

A “agua doce” chegou para Novo Alegre e para isso foi necessário uma junção de esforços municipais, estaduais e federal. A vitória é todos os moradores! Mas Para isso, teve que existir literalmente um divisor das águas! O peso de um líder se mede por sua sensibilidade e não só pela quantidade de votos ou elementos meramente políticos!

Sair da versão mobile