Ícone do site Gazeta do Cerrado

Um dos maiores festivais de música e cultura da Amazônia: Se Rasgum abre seletivas para artistas tocantinenses

Festival Se Rasgum em Belém – Foto – Divulgação

Qual é a nova música amazônica? O que há de novo despontando na cena tocantinense? Há 20 anos descobrindo e abrindo palco para novos talentos em Belém, a Se Rasgum retoma sua pesquisa para descobrir a música que está despontando na região da Amazônia Legal, abrindo mais uma vez sua tradicional etapa das Seletivas. E quer saber quais são as novidades musicais do Tocantins.

 

Nesta edição, as Seletivas têm o patrocínio master de Coca Cola e Cerveja Devassa pela lei Semear de incentivo à cultura, Fundação Cultural do Pará e Governo do Estado, e patrocínio do Banpará, através da lei federal de incentivo à cultura.

 

Pelo segundo ano consecutivo em novo formato, as Seletivas Se Rasgum Amazônia Legal se estendem para a participação de bandas ou artistas provenientes do Tocantins e demais oito estados que compõem a região da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima).

 

A inscrição é gratuita e fica aberta online de 31 de julho até 21 de agosto. O edital é direcionado para artistas que desenvolvem trabalhos autorais e com composições próprias, e que tenham pelo menos dois anos de existência comprovada (seja por portfólio ou músicas publicadas nas plataformas digitais). Como em todas as ações promovidas pelo Se Rasgum, a curadoria sempre conta com um olhar atento para a diversidade étnico-racial e buscando sempre uma equidade de gêneros.

 

Os interessados devem preencher ficha de inscrição, enviar duas fotos com crédito, release com perfil da banda/artista, links para audição de apresentações ao vivo (YouTube/Vimeo), de sua discografia nas plataformas digitais, além de clipping comprovando sua experiência.

 

As Seletivas Se Rasgum Amazônia Legal tem como objetivo incentivar e fomentar a música independente por meio de produção musical, capacitação, promoção e conexões no mercado da música brasileira, especificamente da região da Amazônia Legal.

 

Dos inscritos, 10 grupos/artistas serão selecionados por uma comissão composta por seis profissionais ligados à produção musical e cultural e passarão por processo de mentoria virtual no mês de setembro.

 

Eles ainda participam de pitching online com players do mercado, que irão selecionar três deles para fazer parte do line-up do Festival Se Rasgum, que acontece de 14 a 18 de novembro, em Belém. Para os selecionados, além de cachê pela apresentação, o Festival irá arcar com hospedagem, passagem e alimentação para bandas/artistas de fora do estado do Pará.

 

“As Seletivas vão muito além de selecionar artistas para mentoria e para o palco do Festival Se Rasgum. O projeto mapeia uma região inteira de novos artistas amazônicos, e traz ao nosso conhecimento, e de todos os curadores envolvidos, essa nova produção musical na região”, conta Marcelo Damaso, sócio da Se Rasgum Produções.

 

“Na última edição tivemos mais de 250 inscrições de todos os estados da Amazônia Legal. E o importante é que todos esses artistas acabam entrando no radar dos curadores que passam a conhecer essa nova produção musical. E os 10 artistas selecionados também irão passar por um processo de pitching com importantes profissionais do mercado musical nacional, ampliando o alcance do projeto para mais curadores” conta Renée Chalu, sócia de Marcelo na Se Rasgum Produções.

Fonte – Assessoria

Sair da versão mobile