Ícone do site Gazeta do Cerrado

Um presidiário custa quase dez vezes mais do que um aluno no Tocantins

Um presidiário no Tocantins custa quase dez vezes mais do que um aluno da rede estadual. O levantamento foi feito com base em dados divulgados pelo Estado. Conforme a Superintendência do Sistema Prisional, o Tocantins tem hoje 3,5 mil presos e cada um custa R$ 3,5 mil por mês. Enquanto isso, no estado estão matriculados 176 mil alunos nas escolas estaduais. O custo mensal de cada um é de R$ 352,25, segundo a Secretaria da Educação.

Os gastos com o sistema prisional incluem segurança, equipamentos, alimentação, transporte, kits de higiene e manutenção, ensino, entre outros.

Já com a educação, os gastos estão relacionados a alimentação escolar, transporte dos estudantes, reforma, folha de pagamento e custeio da escola, água, energia, telefone e material.

Para especialistas, o fato de um presidiário custar bem mais caro do que um aluno da rede estadual demonstra um desequilíbrio na sociedade, já que a falta de investimentos na educação pode ser estar diretamente ligada ao aumento da criminalidade.

“Há um relação necessária entre o aumento dos investimentos com a educação e a diminuição dos índices de aprisionamento. A melhoria do sistema educacional é capaz de contornar as desigualdades sociais, as as tensões, os conflitos sociais, com reflexos positivos, com a diminuição da criminalidade, por consequência da diminuição do índice de encarceramento”, argumentou o especialista em direito penal, Tarsis Barreto.

Fonte: G1 Tocantins

Sair da versão mobile