Ícone do site Gazeta do Cerrado

Uma das mais antigas e a cidade mais alta do Tocantins, Arraias completa 278 anos

Equipe Gazeta do Cerrado

O município de Arraias completa 278 nesta quarta-feira, 1. Na programação está a tradicional Feira de Agricultura familiar e atividades esportivas envolvendo moradores e atletas da cidade. O município pretende retomar ainda a tradição da paçoca no pilão.  O evento acontece na Praça da Matriz .

Cidade Histórica

É a cidade mais alta do estado do Tocantins e a segunda cidade mais alta de toda a Região Norte do Brasil, estando situada a uma altitude média de 722,40 metros. Arraias é também a cidade mais fria do Tocantins e uma das mais frias de toda a Região Norte do país. Sua população estimada é de cerca de 10 970 habitantes.

Arraias tem o Museu Dr. João de Abreu com  fotos e momentos marcantes do Tocantins, desde o período do ouro, quando senhores de escravos dominavam a região, no século XVIII, passando pelos anos de chumbo da ditadura militar e a revolta no então Norte goiano, chegando até histórias mais recentes do município e do Estado.

Na arquitetura do município predomina o estilo colonial português. Nas casas mais antigas, pode-se encontrar as iniciais dos patriarcas das famílias que as construíram e o ano em que foram construídas.

O município tem um grande potencial turístico, ainda inexplorado. Locais como a Gruta da Fazenda Furnas, as ruínas da Chapada dos Negros, eventos religiosos, o carnaval “inocente” e um contato muito forte com quilombolas, além dos jarros brancos de artesanato típicos de Arraias ainda não despertaram o interesse de empresários que possam alavancar o desenvolvimento da região.

Sair da versão mobile