Ícone do site Gazeta do Cerrado

Uma homenagem à rica herança cultural da Suça; Conheça a exposição “A Dança do Pote”!

Fotos: Daniela Aires/ Divulgação

Uma homenagem à rica herança cultural da Suça, a exposição “A Dança do Pote” está aberta no Nila – Núcleo Integrado de Literatura e Arte, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, até o dia 26 de Junho. Mais do que uma mera exibição de cerâmica, a mostra é gratuita e traz 18 peças produzidas pelo artesão Wanderley Carvalho, do Pote de Ouro Arts.

As peças expostas refletem a profunda conexão do artista com as tradições e costumes regionais, tecendo um diálogo entre a arte milenar da cerâmica e a vibrante cultura da dança da Suça. “A exposição é uma oportunidade de experimentar a beleza da arte em cerâmica, a expressividade da dança da Suça e a sonoridade da música. A combinação dessas três formas de arte cria uma experiencia única e enriquecedora”, explica o artista.

Através de um trabalho delicado, Wanderley Carvalho, artista da exposição, moldou cada peça à mão, imbuindo-as de detalhes intrincados com cores naturais do barro e técnicas tradicionais da transformação de barro em cerâmica. As peças representam o movimento, evocando a alegria e a energia da Suça. Cada movimento das peças transmite a riqueza cultural e a ancestralidade dessa tradição, convidando o público a mergulhar em um universo de beleza e significado. “A Suça sempre me fascinou por sua energia e pela forma como conecta as pessoas através da música e da dança”, afirma Wanderley.

O último dia de exposição, dia 26, contará com intervenção artística, que será aberta ao público.

Publicidade

Além disso, serão aceitos agendamentos guiados com escolas e grupos.

A realização é do empreendimento Pote de Ouro Arts, com patrocínio da Lei Paulo Gustavo (LPG), via Ministério da Cultura (MinC) e Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins.

Sobre o Artista

Filho de lavradores  de Taquaruçu, Wanderley Carvalho, desde muito novo, se identificava com a arte cerâmica, acompanhando sua mãe no fazer de potes de barro, observava com admiração as mãos moldando o barro com destreza e precisão, transmitindo saberes ancestrais através de cada gesto. Na  energia do barro e no crepitar do fogo, nasce a paixão pela cerâmica.

Com o passar dos anos, aperfeiçoou suas técnicas através de um curso em torno, absorvendo segredos da tradição e aprimorando sua própria linguagem artística, estudou a argila da região dedicando-se à realização de vários experimentos  do processo de fabricação e queima primitiva. A cerâmica se tornou para ele uma forma de expressão profunda, um canal para conectar-se com suas raízes e celebrar a rica cultura regional.

Em suas obras, reinterpreta formas e motivos herdados de gerações, preservando a essência da identidade local e a iconografia regional. Através das cores do barro e texturas expressivas, ele infunde em cada peça um toque de modernidade, sem jamais se afastar da autêntica alma da cerâmica tradicional .

Wanderley é um guardião da cultura tradicional, um elo entre o passado e o futuro. Através de suas obras e ensinamentos, ele garante que a chama da cerâmica tradicional continue a brilhar e inspire novas gerações de artistas.

Sobre o Pote de Ouro:

Fundada em 2019, o Pote de Ouro é um empreendimento com sede no distrito de Taquaruçu, que trabalha arte e cultura tocantinense, com ênfase na cerâmica primitiva.

Serviço:

Exposição Dança do Pote

Quando: Até 26 de Junho de 2024 das 8h às 18h

Onde: NILA – Núcleo Integrado de Literatura e Arte, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho

Entrada Franca

Informações: (63) 9 8487-0349

Sair da versão mobile