Ícone do site Gazeta do Cerrado

UMA realiza aula inaugural do curso de capacitação de Conselheiros para 109 municípios

Foto – Divulgação

Foi realizada nesta quarta-feira, 15, às 14 horas, a aula inaugural do Curso de Capacitação para criação e fortalecimento dos Conselhos e Fundos de Direitos das Pessoas Idosas – Tocantins. O evento foi transmitido pelo canal da UFT no YouTube (https://youtube.com/c/UFToficial). A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e a Universidade da Maturidade (UMA) da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

No Tocantins, são 109 municípios que realizaram adesão ao Pacto Nacional dos Direitos das Pessoas Idosas (PNDPI) e vão participar do curso que tem como objetivo capacitar gestores para implementarem as principais políticas públicas que visam à promoção e à defesa dos direitos das pessoas idosas, ações estas previstas no Estatuto do Idoso, tendo, especificamente, propostas de ampliação de Conselhos dos Direitos das Pessoas Idosas, redução do índice de violência contra a pessoa idosa, entre outras.

De acordo com a professora Neila Osório, coordenadora da UMA e do PNDPI no Tocantins, o curso será ministrado de forma on-line e terá início no primeiro semestre de 2022. “Esse curso é uma oportunidade de realizarmos uma relação afetiva, de conhecimento e de experiência com todo o povo tocantinense e, desta forma, vamos construir uma política pública respeitando a realidade social dos nossos idosos”.

O evento contou com a presença do secretário nacional de promoção de direitos da pessoa idosa, Antônio Costa; autoridades acadêmicas, estaduais e municipais, além de acadêmicos da Universidade da Maturidade dos polos de Araguaína, Dianópolis, Palmas e Porto Nacional.

Fonte – Ascom UMA

Sair da versão mobile