A Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) está com os containers itinerantes do Programa Coleta Palmas no Mutirão de Negociações da Prefeitura de Palmas, que começou nesta segunda-feira, 19, na Grande Praça do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. Com o objetivo de incentivar a população a descartar os resíduos secos de forma adequada, a unidade móvel do programa percorre todos os grandes eventos da Capital.
“Os produtos descartados durante o Mutirão de Negociações serão, posteriormente, entregues às famílias da Cooperativa de Catadores de Produção de Recicláveis do Tocantins Amigos da Natureza (Cooperam) e a Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Região Centro-Norte de Palmas (Ascampa), para que seja dada a destinação final a estes recicláveis”, explicou o presidente da FMA, Evercino Moura dos Santos Júnior.
Os objetivos do Coleta Palmas são criar um programa permanente de separação e coleta dos resíduos secos gerados em Palmas, dando destinação correta e aumentando a vida útil do aterro sanitário; e fortalecer a cadeia produtiva dos resíduos sólidos de Palmas para gerar emprego e renda aos catadores de materiais recicláveis. Também se pretende com o programa, através da Gerência de Educação Ambiental, da FMA, incentivar a adoção de atitudes mais conscientes e sustentáveis, como a importância correta da gestão de resíduos, intensificando o foco nos alunos da rede municipal.
O programa Coleta Palmas é uma ação da Fundação Municipal de Meio Ambiente, apoiado pela primeira-dama Glô Amastha, e conta com a parceria das secretarias municipais de Educação, Infraestrutura, Comunicação, Desenvolvimento Econômico e as fundações de Juventude e Esporte.