Edital e cronograma serão publicados em breve. Processo seletivo será totalmente via Sisu e serão ofertadas 160 vagas para início das aulas em agosto
A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) assinou o termo de adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para lançar o Vestibular 2018/2. O processo seletivo será 100% via Sisu, com inscrição gratuita e considerará a nota dos candidatos no Exame Nacional do ensino Médio (Enem) 2017. O edital e o cronograma devem ser publicados nos próximos dias.
Serão ofertadas 160 vagas no total, sendo 40 para cada curso de graduação ofertado no Câmpus de Palmas: Direito (matutino); Engenharia Agronômica (período integral); Serviço Social (noturno) e Sistemas de Informação (matutino).
Os cursos de graduação da Unitins são totalmente gratuitos e presenciais. Das 40 vagas para cada curso, 50% serão para ampla concorrência e os outros 50% para candidatos oriundos de escolas públicas localizadas no Tocantins ou que tenham sido bolsistas integrais em escolas conveniadas.
O reitor da Unitins, Augusto Rezende, destaca que a universidade vive um momento de expansão e que o vestibular semestral para o Câmpus Palmas é um dos passos nesse processo, com projeção para contemplar os demais Câmpus em breve.
“É uma ação planejada que conta com esforço da Sefaz [Seretaria da Fazenda] e da Seplan [Secretaria de Planejamento], além da própria Unitins, com liberação de recurso para equipar sete salas de aula”, ressalta o reitor.
Para o pró-reitor de Graduação da Unitins, Fred Newton, o vestibular semestral “atende à demanda externa da sociedade uma vez que a universidade passa a oportunizar mais 160 vagas para ingresso nos cursos presenciais de ensino superior; e para a comunidade acadêmica o vestibular semestral representa uma oferta contínua de disciplinas, o que elimina o problema da oferta apenas anual das disciplinas”.
O pró-reitor destaca que os cursos ofertados no Câmpus Palmas, para os quais serão abertas as vagas, “são cursos que sempre tiveram demanda expressiva e a ampliação de vagas é um retorno social da universidade para a sociedade”, complementa.
“A Unitins é grande e tem condições de ser uma universidade referência na região Norte do país, mas para isso nós precisamos de alunos, investimentos e prioridades. Prioridades dentro das necessidades que o Estado solicita enquanto formação de mão de obra qualificada”, finaliza o reitor Augusto Rezende.
Os interessados em concorrer a uma das vagas podem acompanhar o Portal da Unitins para se atualizarem sobre o andamento do processo.