Ícone do site Gazeta do Cerrado

Unitins promove seminário que busca eliminar todas as formas de trabalho escravo e infantil


A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, realiza nesta quinta-feia, 27, o Seminário de Apresentação e Pactuação da Agenda Tocantins do Trabalho Decente. O evento marca a cooperação entre o Estado do Tocantins, o Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e Escritório Internacional do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho, por meio do seu escritório no Brasil (OIT-Brasil).A promoção do trabalho decente é um compromisso firmado pelo Brasil em 2003, junto a OIT, tendo como meta três objetivos estratégicos: a geração de mais e melhores empregos, a eliminação de todas as formas de trabalho escravo e abolição efetiva do trabalho infantil, em especial em suas piores formas. Recomenda-se, ainda, o fortalecimento dos atores tripartites e do diálogo social como um instrumento de governabilidade democrática. O pacto prevê que as organizações de empregadores e de trabalhadores devem ser consultadas permanentemente durante o processo de implementação da Agenda.

A Unitins, em parceria com a secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), promoveu o projeto de extensão Construindo a Agenda Tocantins do Trabalho Decente, como forma de ampliar o diálogo entre universidade e sociedade. Segundo a Pró-Reitora de Extensão, Simone Brito, o projeto é fruto de um processo amplamente democrático e participativo de construção de propostas de políticas públicas para enfrentamento ao trabalho infantil, ao trabalho escravo e promoção à saúde e segurança do trabalho. Neste projeto a Unitins disponibilizou assessoria técnica e realizou um amplo processo de mobilização, pesquisa e sistematização de propostas de políticas públicas sugeridas pela sociedade.

O Seminário acontece no auditório da Unitins, Câmpus Graciosa, a partir das 19h. Durante o evento os participantes serão convidados a assinar simbolicamente a adesão à Agenda do Trabalho Decente.

Sair da versão mobile