As intensas chuvas nos últimos meses deixaram muitas famílias desabrigadas ou desalojadas nas regiões norte e sul do Tocantins. Segundo informações divulgadas pela Defesa Civil do Estado já são mais de 3 mil pessoas atingidas pelas enchentes em 32 municípios. Para ajudar as vítimas dos desastres, o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) se uniu à Campanha “SOS Bico do Papagaio”, idealizada pela Diocese de Tocantinópolis/Cáritas Diocesana, que busca promover arrecadações de alimentos e demais provimentos.
Após uma articulação feita pelos padres das regiões mais atingidas no Estado, no início deste mês, as igrejas foram disponibilizadas para abrigar os atingidos, em seguida a campanha começou e até o momento reuniu cerca de 500 cestas básicas que já foram entregues. A iniciativa segue na sua quarta fase arrecadando alimentos, vestuários, calçados em geral, roupas de cama, colchões ou doações em dinheiro via pix ou transferência bancária.
Além das doações, a iniciativa também presta serviços voluntários e conta com o apoio das mulheres católicas de diversas pastorais e movimentos da Paróquia São Miguel Arcanjo que seguem se organizando, por meio de escalas, para o preparo das refeições em cozinhas comunitárias.
“A campanha é motivada por um sentimento profundamente cristão e de amor ao próximo. Diante do reconhecido testemunho da caridade que a Igreja Católica demonstra ao longo dos séculos e da própria história da Diocese de Tocantinópolis, que sempre esteve atenta aos desafios sociais da região, não poderíamos ficar indiferentes à situação desse caos que atingiu o Bico do Papagaio, sobretudo a região de São Miguel do Tocantins”, disse um dos organizadores da iniciativa, o Diácono Lucas Pereira dos Santos.
O reitor do UniCatólica, Gillianno Mazzetto, destaca a essência da solidariedade e o compromisso da Instituição em apoiar o próximo. “Os dias têm sido desafiadores em vários sentidos e é preciso redescobrir aquilo que nos faz mais humanos, desta forma o UniCatólica se solidariza em prol das pessoas que padecem. O Chamado ‘S.O.S’ para os moradores, famílias e comunidades habitantes da região do Bico do Papagaio é um clamor, um brado e uma convocação que não pode ser ignorada. E nós, enquanto, instituição comprometida com a sociedade e com a comunidade estamos aqui para proativamente, colaborar. O UniCatólica será um ponto de coleta de alimentos, roupas e bens de primeira necessidade para estas pessoas e, neste sentido, convido a todos os alunos, professores, colaboradores e a comunidade local a juntos vencermos mais este desafio”, afirmou o reitor.
Onde doar?
Em Palmas, os pontos de coletas são: o UniCatólica, o Santuário Nossa Senhora de Fátima e demais instituições apoiadoras da campanha. Na Diocese de Tocantinópolis, as doações estão sendo recebidas em todas as secretarias paroquiais.
Além disso, os interessados em realizar pix ou transferência bancária podem doar qualquer quantia para a conta da Cáritas Diocesana de Tocantinópolis pelo PIX 20.735.063/0001-01 (CNPJ) ou transferência bancária: Agência: 0810-9 – Conta Corrente: 55.000-0 (Banco do Brasil).