A Universidade Federal do Tocantins (UFT) estreou no ranking das melhores instituições de ensino superior do mundo, o Times Higher Education World University Rankings 2022, divulgado pela revista britânica Times Higher Education (THE).
A revista está em sua 18ª edição, o ranking avaliou mais de 1.600 instituições de ensino superior de 99 países. Apenas 59 universidades brasileiras aparecem na lista, sendo nove estreantes, como a UFT.
A avaliação levou em conta 13 indicadores, agrupados em cinco categorias: qualidade de ensino (ambiente de aprendizagem, reputação, desempenho estudantil, número de professores com doutorado, docentes premiados e renda institucional); volume de publicações de pesquisa; citações em artigos científicos; projeção internacional (número de alunos e de professores estrangeiros); e troca de conhecimento com outras instituições.
Instituições que desenvolveram pesquisas sobre a Covid-19 tiveram desempenho mais destacado no ranking. A UFT é a universidade que mais sequencia genomas de SARS-CoV-2 no Tocantins e já detectou diversas variantes do coronavírus por meio de pesquisas realizadas junto ao Laboratório de Bioinformática & Biotecnologia (Labinftec) em colaboração com o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO).
Com informações do AF Notícias