Ícone do site Gazeta do Cerrado

Universitários negros do Tocantins vão discutir racismo em evento nacional

No dia 04 de agosto, vários estudantes negros e cotistas dos campus da Universidade Federal do Tocantins estão mobilizados para participarem do 5° edição do Encontro de Negros, Negras e Cotistas da União Nacional dos Estudantes (ENUNE).

O evento acontecerá entre os dias 5,6 e 7 de agosto, em Salvador- Bahia, na Universidade Federal da Bahia- UFBA, com o tema “MINHA PRESENÇA TE INCOMODA? CONQUISTAR DIREITOS E AFRONTAR O RACISMO”.

Contará com diversas palestras sobre enfrentamento ao racismo, personalidades negras como a cantora de Rap Preta Rara e autora da campanha “eu empregada domestica”; haverá também diversos shows culturais.

Os organizadores da caranava do Tocantins estão na expectativa desse enune pois realizaram pré-encontros em alguns campus da UFT, levando a pauta racial. Segundo eles será uma forma de ampliar o conhecimento dos estudantes da UFT sobre o racismo.

O estudante de Psicologia do campus de Miracema, Wítano de Oliveira Santos, contou que a expectativa para esse evento é enorme, por nunca ter participado de congressos no qual o enfoque principal da discussão fosse sobre o racismo.

“No cenário atual, discutir sobre questão étnica-racial é de suma importância, pois nos leva a refletir como a sociedade ainda é racista e inferioriza e julga os outros pelos fenótipos negros,” contou o estudante.

O encontro contará com mais de dois mil universitários de todo o país.

Sair da versão mobile