As constantes reclamações entre o fluxo de pacientes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Palmas para o Hospital Geral de Palmas (HGP), a problemática foi o foco de uma reunião realizada na Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO). Na ocasião, o Núcleo de Defesa da Saúde (Nusa) da Instituição debateu o tema com representantes das Secretarias de Saúde do Estado e do Município.
No encontro, realizado na última terça-feira, 24, o coordenador do Nusa, defensor público Arthur Luiz Pádua Marques, ressaltou a necessidade das gestões executarem ações que melhorem esse atendimento. Uma nova reunião ficou agendada para o próximo mês para que as metas sejam traçadas. “Precisamos que tudo seja resolvido para que o paciente possa ter um atendimento de qualidade na saúde pública”, declarou o defensor público.
Na ocasião, o representante do HPG informou que foram detectados pacientes com perfis de serem atendidos nas UPAs, mas que estariam no Hospital Geral.
A Secretaria de Saúde do Município de Palmas (Semus), por meio de uma das representantes presentes na reunião, explicou que há uma diferença entre o protocolo de cores entre as unidades, mas que algumas ações estão sendo resolvidas para findar esse problema da diversidade. Ela citou, por exemplo, que casos de pacientes que na UPA é classificado vermelho, no HGP pode ser verde. “Exatamente pelo protocolo ser diferente”, enfatizou.
Segundo o secretário de Saúde de Palmas, Daniel Borini Zemuner, a quantidade de pacientes encaminhado ao HPG é mínimo. “Há algum tempo o fluxo entre as unidades melhorou muito e para manter o nível de resolutividade das UPAs deverão ser mantidas, também, a quantidade certa de profissionais para realizarem os atendimentos”.
FONTE: ASCOM DPE TO