Matéria atualizada em 20/03/2019 às 12h33
Os moradores do Tocantins e de Palmas aguardam ansiosamente todos os anos, as chuvas que deixam o clima mais ameno e agradável. Mas é só começar a chover na Capital que os transtornos aparecem.
A cidade fica alagada em várias regiões e na última forte chuva, a água chegou a entrar dentro de uma concessionária.
Nesta quarta-feira, 20, não foi diferente. Imagens registradas pelos próprios moradores, mostram passageiros do transporte coletivo atravessando a avenida Teotônio Segurado toda alagada para chegar até a estação Xambioá.
Uma mulher chegou a criticar o planejamento da cidade por conta dos alagamentos. “Ainda dizem que Palmas é uma cidade planejada”.
De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta manhã choveu cerca de nove milímetros em Palmas. No acumulado do mês, foram registrados mais de 200 milímetros de chuva na Capital.
Ainda conforme o Inment, a previsão de chuva segue até o final de semana.
A Gazeta do Cerrado entrou em contato com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. Em nota o órgão esclareceu que existem problemas de escoamento em vários pontos da cidade devido a obras de drenagens que não foram feitas desde o início da construção da cidade. No entanto, as mais complexas já foram resolvidas, e receberam os serviços de escoamento como as Avenidas Palmas Brasil e L0-19 nos cruzamentos com a Avenida Teotônio Segurado.
Ressalta ainda que toda a cidade possui monitoramento e conta com uma equipe de manutenção das bocas de lobo, sendo realizado rotineiramente a limpeza da cidade, das bocas de lobo e troca das grelhas quando necessário. A região da Estação Xambioá está prevista para receber o serviço de limpeza de bocas de lobo na próxima semana.
*Com informações do G1 Tocantins
_______________________________________________________________________