Ícone do site Gazeta do Cerrado

Vacina da Influenza é eficaz contra a H3N2? Há casos no Tocantins? A Gazeta responde

Pacientes com sintomas leves de gripe podem ficar em casa em repouso, garantir uma boa alimentação e se hidratar bem. É essencial se isolar por sete dias. Foto: CDC/Unsplash/Divulgação

Casos da gripe H3N2 estão se espalhando pelo Brasil e deixando muitos assustados.

Os sintomas são comuns: Febre; dor de garganta; tosse; dor no corpo; dor de cabeça, calafrios; secreção nasal excessiva e prostração.

Mas, há casos no Tocantins?

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), até o dia 21/12/2021, não notificou nenhum caso confirmado desta Influenza.

A SES ainda alerta para os cuidados que devem ser tomados, que são: frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento; Utilizar lenço descartável para higiene nasal; Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; Higienizar as mãos após tossir ou espirrar. No caso de não haver água e sabão, usar álcool gel; Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; Adotar sempre a etiqueta respiratória; Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza; Manter os ambientes bem ventilados; Evitar sair de casa em período de transmissão da doença; Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados); Intensificar ingestão de líquidos; Usar máscaras.

Mas a vacina da Influenza disponível nos postos de saúde é eficaz contra a H3N2?

Sim, a vacina contra Influenza, que é administrada em campanha anualmente, protege contra as Influenzas B, H3N2 e H1N1.

Sair da versão mobile