Ícone do site Gazeta do Cerrado

Vacinação contra a raiva acontece em três cidades do Estado neste sábado

Foto – Raiza Milhomem

Neste sábado, 29, a região central de Palmas recebe 20 pontos de vacinação contra a raiva em animais (ver endereços ao final do texto). A vacina antirrábica será aplicada das 8 às 17 horas. A vacina é gratuita e indicada a cães e gatos a partir de três meses de vida. Com exceção da idade mínima, o imunizante não tem contraindicações, sendo possível imunizar, inclusive, fêmeas prenhes ou paridas.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), não há necessidade de apresentar documentos do animal ou tutor. Para cada animal vacinado, será fornecido comprovante de imunização. Além disso, recomenda-se levar gatos mais ariscos contidos, por exemplo, em caixa de transporte. No caso de cães, o animal deve estar de coleira ou enforcadeira.

Campanha por região

A vacinação antirrábica é a principal ação de controle da raiva. Conforme lembra o coordenador da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), Auriman Cavalcante, em Palmas, este ano a campanha realiza ações regionalizadas para facilitar o acesso dos tutores de pets aos pontos de vacinação.

A campanha foi iniciada na zona rural, ainda nos meses de março e abril de 2021, e garantiu imunização a 5.848 animais. Ao todo, incluindo a zona urbana, há a expectativa de imunizar 26.503 cães e 5.603 gatos. Na zona urbana no último sábado, 22, a ação focada nos setores e quadras da região norte de Palmas, imunizou 4.652 animais domésticos, dos quais 3.415 cães e 1.237 gatos.

A região sul será atendida no próximo sábado, dia 05 de junho. A divulgação dos locais de vacinação acontecerá nos próximos dias no site e perfis oficiais da Prefeitura de Palmas no Instagram e Facebook.

Postos de Vacinação – 29.05.2021 das 8 às 17 Horas

1. Escola Estadual Frederico Pedreira – Arse 12 (106 Sul)

2. Unidade de Saúde da Família da 108 Sul – Arse 13

3. Escola Estadual Dom Alano – Arse 23 (208 Sul)

4. Unidade de Saúde da Família Loiane Morena – Arse 24 (210 Sul)

5. Escola Mun. Olga Benário – Arso 61 (603 Sul)

6. Escola Est. Madre Belém – Arse 61 ( 604 Sul)

7. Escola Mun. Vinícius de Morais – Arse 72 (706 Sul)

8. Unidade de Saúde da Família da 806 Sul – Arse 82

9. Escola Mun. Darcy Ribeiro – Arse 91 (904 Sul)

10. Unidade de Saúde da Família 1004 Sul (Arse 101)

11. Escola Mun. Monteiro Lobato – Arse 102 (1006 Sul)

12. Escola Est. São José – Arse 112 (1106 Sul)

13. Unidade De Saúde da Família 403 Sul (Arso 41)

14. 1º Batalhão Da Polícia Militar (PM) – Arso 31 (303 Sul)

15. Igreja Católica Santa Luiza – Arso 23 (207 Sul)

16. Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) – Av. Jk Saída Para Paraíso Do Tocantins

17. Igreja Católica Nossa Senhora de Lurdes – Arso 101 (1003 Sul)

18. Hospital Veterinário do Ceulp/Ulbra – ACSO 150 (1501 Sul)

19. Escola Mun. Antônio Carlos Jobim – Arse 122 (1206 Sul)

20. Unidade de Saúde da Família 1103 Sul (Arso 111).

Gurupi

Em Gurupi será realizado neste sábado (29) o Dia D de vacinação antirrábica. Os 11 pontos de imunização ficarão abertos das 08 às 17 horas.

Desde o mês passado, quando a campanha foi iniciada na zona urbana, as equipes do CCZ percorreram mais de 25 bairros imunizando 6.702 animais. Foram vacinados 5.333 cães e 1.369 gatos, totalizando cerca de 55,85% da meta.

A coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Fluviana Freitas, reforça que o Dia D será descentralizado visando evitar aglomeração e pede que a comunidade não deixe de imunizar seus animais de estimação.

Já o diretor de Vigilância e Proteção à Saúde, Marcus Teixeira Marcolino, ressaltou que a raiva é uma doença que não tem cura e que desde 2018 não havia vacinação em Gurupi. “Nós temos a obrigação de cuidar destes pets, porque existe o risco real de ter algum caso de raiva em humanos. Então, a comunidade tem que ter esse pensamento de que por causa desse grande período com ausência, agora é a hora vacinar seu cão ou seu gato”, afirmou Marcolino.

Dia D Vacinação Antirrábica

Data: Sábado – Horário: Das 8 às 17 horas

Locais:

Centro – Praça do Centro de Convenções Mauro Cunha;

Centro – Sede da Adapec – Av. Goiás, nº 1368, entre Ruas 11 e 12;

Jardim Eldorado – Escola Municipal Odair Lucio;

Nova Fronteira – Escola Municipal Joel Ferreira;

Setor Aeroporto – Av. França, ao lado de uma revendedora de gás;

Setor Casego – Escola Municipal Orlindo Pereira da Mota;

Setor Pedroso – Sede do CCZ, Av. Dueré;

Setor Pedroso – Unidade Básica de Saúde (UBS) do Pedroso;

Sol Nascente – Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sol Nascente;

Vale do Sol – Centro Olímpico;

Vila São José – Feira Coberta da Rua 13, saída para Peixe.

Colinas do Tocantins

Como não foi atingido os 100% da Vacinação antirrábica em cães e gatos, no município de Colinas (TO), a Prefeitura, irá realizar o dia D, no sábado, 29, das 12 às 18 horas. Para evitar aglomeração por causa da pandemia, foram escolhidos três locais de vacinação: Praça Sete de Setembro no centro, Academia ao lado da UBS, setor Santa Rosa e Feira Coberta do Setor Santo Antônio.

Na campanha que aconteceu nos bairros, foram vacinados 70%. Apesar da raiva estar controlada no país, é importante manter a vacinação para evitar casos.

A médica veterinária Anna Karollyne explica. “Os cães e gatos devem ser levados por um tutor maior de idade. Além disso, não disponibilizamos doses para os tutores vacinarem em casa. O prazo de eficácia desta vacina após a aspiração, é curto, diferente das outras vacinas das campanhas anteriores. A manipulação e armazenamento incorreto pode ocasionar danos à saúde do animal. A recomendação que o NCZ recebeu é para não entregar e vamos seguir a determinação da Secretaria de Saúde do Estado”, explicou.

Outra orientação é para que os tutores de animais domésticos mantenham a vacinação em dia. Os cães e gatos que tiverem três meses ou mais de idade, já podem ser vacinados.

A ação é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e coordenada pelo Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ).

 

Doença da Raiva

 

A doença é causada por um vírus, que compromete o Sistema Nervoso Central (SNC) e sua transmissão ocorre por meio de lambeduras, mordeduras ou arranhaduras dos mamíferos suscetíveis ao vírus causador, como cão e gato. Por isso a importância de mantermos em dia a vacinação dos animais domésticos.

Fontes – Secom Palmas, Secom Gurupi, Secom Colinas do Tocantins

Sair da versão mobile