Ícone do site Gazeta do Cerrado

Vacinação contra Dengue inicia em Palmas nesta quarta-feira

Doses do imunizante QDENGA® foram enviadas pelo Ministério da Saúde

A cidade de Palmas se prepara para iniciar a vacinação contra a dengue a partir de quarta-feira, 28, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde. A primeira etapa da imunização será destinada às crianças com idades entre 10 e 11 anos.

A chegada das doses da vacina Qdenga ao estado do Tocantins na última sexta-feira, 23, marcou um avanço significativo no combate à doença. Com um total de 11.540 doses distribuídas, Palmas recebeu uma parcela expressiva, contabilizando 9.082 imunizantes. A prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) anunciou o início da campanha de vacinação através das redes sociais nesta terça-feira, 27, reforçando o compromisso da cidade com a saúde pública.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), as 34 Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade estarão operando das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, para administrar as doses da vacina às crianças.

O monitoramento da doença em Palmas revelou a ocorrência de 370 casos prováveis de dengue nas primeiras sete semanas epidemiológicas de 2024. No período entre os dias 11 e 17 de fevereiro, foram notificados oito casos suspeitos de dengue com sinais de alarme ou gravidade na capital.

Além de Palmas, outras cidades do estado também estão incluídas na campanha de vacinação. Miracema do Tocantins, Miranorte, Rio dos Bois, Rio Sono, Novo Acordo, Aparecida do Rio Negro, Lajeado, Santa Tereza do Tocantins, Tocantínia, Lagoa do Tocantins, Fortaleza do Tabocão, São Félix do Tocantins e Lizarda receberam doses da vacina.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que o Tocantins possui uma população de 28.805 crianças e adolescentes, demandando um total de 58 mil doses para a aplicação das primeiras e segundas doses. A chegada das vacinas ajudará a reduzir as hospitalizações decorrentes das complicações da dengue, representando um avanço significativo na proteção da população contra essa doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Sair da versão mobile