Ícone do site Gazeta do Cerrado

Valorizando belezas e traços locais, Marca Turística Do Destino de Taquaruçu é lançada

Vereador de Palmas, Eudes Assis - Foto: Luciana Pires

Em alusão aos frutos, a receptividade dos moradores, o sol, as cachoeiras e a valorização do meio ambiente, foi lançada a marca turística do Destino Taquaruçu, que representará o Projeto, sendo incluída na comunicação visual dos empreendimentos de roteiros turísticos e produtos comercializados no Distrito. A identidade visual inclui um logotipo com cores e fontes. O evento aconteceu no auditório do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), na noite de terça-feira, 30.

Durante o evento também aconteceu o seminário #DestinoTaquaruçu, onde foram apresentadas as novas estratégias de oferta e serviços turísticos de Taquaruçu, como modelos de aplicação da marca “Taquaruçu”, e demonstração de algumas atividades dos atrativos e empreendimentos, que constarão no roteiro turístico de Taquaruçu, tais como o  Adaventure Circo Kacos, A corte dos Gigantes da Aldeia Taboca Grande, Vivência do empreendimento Pote de Ouro, Vivência do empreendimento Taquaruçu Garden e a cocada de babaçu do empreendimento Restaurante Sabor da Serra.

DESTINO TAQUARUÇU – Foto – Luciane Pires

A consultora do Sebrae Tatiana Fernandez, que trabalhou todo o processo de formatação de produtos turísticos focados em inovação, capacitação profissional (incluindo técnicas de segurança) e marketing estratégico, fez a devolutiva dos trabalhos realizados com os empresários atendidos pelo projeto.

“Recebemos aqui um arcabouço de pesquisas realizadas anteriormente, sendo que, complementamos a esta a pesquisa do perfil de turistas que frequentam o Distrito, e com estes, trabalhamos a melhoria e formatação de produtos, e transformamos em negócios, com todos aqueles que se envolveram, direto ou indiretamente com o setor turístico da região. Agora é a hora de entregarmos todos esse trabalho, e dizer que Taquaruçu é um destino de qualidade, e que em breve será uma referência”, disse a consultora.

A analista do Sebrae Tocantins, Ana Flávia, uma das técnicas responsáveis pelo projeto destacou como a marca foi pensada estrategicamente para posicionar o destino turisticamente.  “Quando falamos de Destino Turístico pensamos em elementos atrativos. A marca nos faz lembrar e acentuar tudo o que Taquaruçu tem de bom para oferecer ao turista e possibilita criar um interesse ainda maior pelo Distrito. Utilizamos como princípio dessa identidade visual a união dos pequenos negócios e características únicas da região. Tudo foi pensado para potencializar as vendas e os negócios”, explicou.

DESTINO TAQUARUÇU – Foto – Luciane Pires

O presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Eudes Assis, ressalta a evolução do destino Taquaruçu. “Nesse processo de reestruturação do turismo tive a oportunidade de vivenciar uma evolução na qualidade, inovação e segurança da oferta, que me convence cada vez mais de que estamos contribuindo para a evolução econômica desse território. Da mesma forma, estamos ampliando a oferta de turismo do estado de Tocantins entregando um competitivo formato de produtos e serviços turísticos, prontos para compor roteiros integrados com variadas regiões do estado”, ressaltou o gestor.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-TO, Rogério Ramos, o envolvimento da comunidade local é a mola propulsora do sucesso do projeto. “Taquaruçu é uma região com uma natureza exuberante, mas precisava de uma atenção maior do poder público, e foi isso que Sebrae e a Prefeitura de Palmas fizeram com esse projeto, mas o engajamento e envolvimento de toda a comunidade foi fundamental para o sucesso do Destino Taquaruçu, e hoje temos uma marca forte desse destino, que vai favorecer muito a divulgação, e agora todos nós temos responsabilidade de divulgar essa marca para todo o Brasil”, destacou Ramos.

O empreendedor Wanderley Batista, que trabalha tanto com produtos e experiência turística, destacou a importância que o projeto teve na formatação do seu negócio. “Nossa família toda trabalha com algum tipo de artesanato, e tínhamos um sonho de conservar o trabalho do nosso pai, a nossa casa de adobe, mas nunca pensei que podia transformar tudo isso em um produto turístico de experiência. Foi com as consultorias que pude enxergar tudo isso, e está sendo uma experiência incrível, e maravilhoso está fazendo o que gostamos, e ainda ver como o turista se sente encantado com o trabalho”, disse.

Já o empreendedor Wertemberg Nunes destacou a importância do fortalecimento da governança para levar a diante todo o trabalho realizado até agora, e continuar os desafios de desenvolvimento do Destino Taquaruçu. “Estamos aqui também consolidando a governança de Taquaruçu, que é o resultado do poder público com a iniciativa privada, que só dessa forma, andando juntos poderão trazer o desenvolvimento para a nossa comunidade”, finalizou Nunes.

Projeto

DESTINO TAQUARUÇU – Foto – Luciane Pires

O projeto é uma parceria entre o Sebrae Tocantins, Sebrae Nacional e a Prefeitura de Palmas, por meio da Agtur. A parceria teve início em 2014 com o objetivo de trabalhar a estruturação de atividades relacionadas ao turismo nos territórios de Taquaruçu e Taquaruçu Grande. Nesse período, cerca de 70 pequenos empresários receberam capacitações, consultorias empresariais, missões tecnológicas, apoio à governança local e acesso a eventos nacionais. Conforme o Diagnóstico Turístico do Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu, 80% dos negócios são voltados ao segmento da alimentação e 66% aos serviços de apoio ao turista.  Entre os 19 negócios relacionados a atividades turísticas com atrativos, 10 possuem cachoeiras.

DESTINO TAQUARUÇU – Foto – Luciane Pires

Empreendimentos e Atrativos do roteiro Turístico de Taquaruçu e Taquaruçu Grande:

Empreendimento Padaria Pães e Delícias;

Atrativo Pote de Ouro;

Atrativo Cachoeira da Roncadeira;

Empreendimento Fazenda Ecológica;

Empreendimento Sabor da Serra ou Tempero Goiano;

Empreendimento Casa do Artesão e Loja Tudo Daqui;

Atrativo Tirolesa;

Cachoeira Taquaruçu;

Atrativo Aldeia Taboka Grande;

Empreendimento Vila dos Sabores;

Empreendimento Pousada das Flores;

Empreendimento Agência Café da Mata;

Empreendimento Vila dos Sabores;

Empreendimento Pousada Oriental.

Taquaruçu Grande

Empreendimento Estância Marina;

Empreendimento Chácara Garra;

Empreendimento Célia´s Restaurante e Estância Machado;

Empreendimento Chácara Parque Aventura e Cia;

Empreendimento Pousada Matuoca.

DESTINO TAQUARUÇU – Foto – Luciana Pires

Fonte: Secom Palmas

_______________________________________________________________________

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Instagram: https://www.instagram.com/gazetadocerrado/
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
Facebook: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  
YouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DdY063ahwDvH7s5ufstyPE
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796

Gazetadocerrado.com.br – Para mentes pensantes

Sair da versão mobile