Ícone do site Gazeta do Cerrado

“Vamos perseguir bons índices educacionais”, diz governador ao assinar termo

“Vamos perseguir bons índices educacionais não apenas para obter destaque nacional, mas principalmente para ver alunos tornarem-se cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres”. Essa foi a principal mensagem do governador Marcelo Miranda durante a solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Tocantins e a Fundação Lemann, para realização de cursos de capacitação de gestores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino. O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira, 25, na sala de reuniões do Palácio Araguaia.

 

O governador disse que a Educação necessita de investimentos constantes, ações com objetivos claros, e que a parceria com a Fundação Lemann constitui um passo importante para o setor, principalmente para a capacitação dos educadores. “A escola torna-se mais forte e preparada para os avanços do mundo moderno quando os seus profissionais aprimoram seus conhecimentos”, pontuou Marcelo Miranda, afirmando que os reflexos das formações estarão inseridos nas políticas educacionais adotadas pela escola, o que certamente vai refletir na satisfação dos profissionais e no rendimento dos alunos.

A titular da pasta da Educação, professora Wanessa Zavarese Secchim, disse que foi um momento importante para o setor educacional do Tocantins, uma vez que o diretor e o coordenador pedagógico lideram todo o processo de aprendizagem na escola. “A Secretaria da Educação lançou a proposta pedagógica para 2017 e nós precisamos alinhar o novo currículo e todo o planejamento a uma formação que vai subsidiar e garantir que o planejamento chegue à sala de aula”, explicou.

 

O diretor-presidente da Fundação Lemann, Denis Fernando Mizne, disse que a instituição trabalha para proporcionar uma educação de excelência a todas as crianças. “Só a educação de qualidade vai garantir o sucesso em qualquer iniciativa, e é importante desenvolver um projeto dessa natureza em um Estado comprometido com o setor”, avaliou.

 

Formação

 

Por meio do Projeto Gestão para a Aprendizagem, da Fundação Lemann, será ofertado o curso Gestão Escolar: Desafios e Perspectivas para a Efetivação da Autonomia na Gestão Democrática da Escola. A iniciativa é uma das ações do Programa Estrada do Conhecimento (PEC), desenvolvido no Tocantins com apoio do Banco Mundial.

 

A cooperação técnica vai permitir que 458 diretores escolares, 458 coordenadores pedagógicos das escolas estaduais e 91 técnicos da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) participem do curso. Os encontros presenciais serão realizados nos polos de Araguaína, Dianópolis, Guaraí, Gurupi e Palmas.

 

Fundação Lemann

 

Fundada em 2002, com sede em São Paulo, a Fundação Lemann desenvolve e apoia projetos inovadores em educação, realiza pesquisas para embasar políticas no setor, oferece formação para profissionais da educação e para o aprimoramento de lideranças em diversas áreas.

 

A solenidade contou com a presença da vice-governadora Claudia Lelis; do diretor-presidente da Fundação Lemann, Denis Fernando Mizne; da deputada federal Dorinha Seabra; prefeitos; secretários de estado; e auxiliares do governo.

Sair da versão mobile