Ícone do site Gazeta do Cerrado

“Vamos ter que vir trabalhar de saia?”- empoderamento feminino na gestão de Cinthia repercute e vira marca de gestão

Maria José Cotrim- Gazeta do Cerrado

Na sua primeira semana como prefeita, Cinthia Ribeiro tem vários aspectos destaques na sua atuação. O primeiro e principal, é claro, o fato de ter dado uma cara feminina á gestão da capital mais jovem do país. A nomeação da nova secretária de Segurança Pública, a tenente-coronel da PM Welere Gomes Barbosa Silveira causou repercussão por ser a primeira mulher no comando de uma pasta tão importante e estratégica. Nas redes sociais o assunto virou tema e várias pessoas parabenizaram a prefeita.

Por falar em redes sociais, a atuação e interação de Cinthia por lá também melhorou, segundo avalia quem acompanha. Esta semana teve até clima de advinha para saber quem seriam as dumas mulheres empossadas. Foi por lá também que a prefeita soltou um bastidor interessante: a pergunta de um dos seus secretários: “Vamos ter que vir trabalhar de saia?”, chegou a dizer o titular, segundo relatou a prefeita.

“Nós trazemos um visão um pouco diferenciada com a contribuição das mulheres em nosso quadro, com um papel de empoderamento, não como coadjuvante, mas como protagonista para atuar dentro da gestão. Temos servidoras de carreira, que vão nos acrescentar bastante. Consideramos também os critérios técnicos, como o currículo dessas pessoas e o nível de conhecimento”, foi o declarou Cinthia ao reafirmar sua postura prática de colocar mais mulheres na gestão.

Publicidade

Até lideranças feministas do Tocantins chegaram a se manifestar parabenizando a prefeita pela postura.

Dentre os nomes femininos estão: Valquíria Moreira Rezende, secretária de Desenvolvimento Social; Fernanda Rodrigues da Silva, secretária Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano; Ivonete Pereira Motta, Secretária Executiva na Secretaria Municipal de Comunicação, Simone da Silva Sandri Rocha, na Secretaria Executiva de Desenvolvimento Social. Tem várias mulheres também como secretárias executivas: Irene Tomiko Nakamura Lima, na Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais, Juscéia Aparecida Veiga Garbelini, na Secretaria Municipal da Educação; Vera Lúcia Thomas Isomura, na Secretaria Municipal de Finanças.

Na Controladoria Geral tomou posse Maria Ires Cursino de Oliveira. A tenente-coronel da Polícia Militar Welere Gomes Barbosa Silveira é a Secretária de Segurança e Mobilidade Urbana e a advogada Luciana Cordeiro Cavalcante Cerqueira  preside  a Fundação Municipal de Meio Ambiente.

Além das 10 nomeações de mulheres a gestora deve anunciar em breve ações e programas na área de Defesa da Mulher e com foco na questão feminina.

Sair da versão mobile