Foto – PMTO
Lucas Eurilio
Oito pessoas ainda estão desabrigadas por conta das enchentes que atigiram várias cidades em diversas regiões do Tocantins.
Segundo a Defesa Civil, essas pessoas são da cidade de Araguanã, no norte do Estado e estão em abrigos públicos.
Segundo o boletim divulgado nesta terça-feira, 8, hoje é o primeiro dia em 46 que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil não atua em nenyhuma frente de serviço em razão das inundanções, por não haver a necessidade imediata de intervenção.
Cinco municípios estão com acompanhamento mais próximo, mas todasas regiões seguem sendo monitoradas.
Os desalojados em sua grande maioria já retornaram par suas casas, as COMPDECs/Municípios só terão os números exatos no final deste retorno.
O Decreto de Situação de Emergência do Governo do Tocantins, aprovado para Reconhecimento, aguardando apenas publicação no Diário Oficial da União;
02 Municípios com Decreto de Situação de Emergência Reconhecido pelo Governo Federal (Paranã e São Miguel do Tocantins);
06 Municípios com Processo de Reconhecimento de Situação de Emergência no Sistema S2ID em análise ou aguardando ajustes do município;
06 Municípios com Processo de Reconhecimento de Situação de Emergência no Sistema S2ID apenas como registro;.
Chuvas
Uma pequena parte do Tocantins está com alera laraja para perigo de chuvas intensas, entre esta terça-feira, 8 e quarta-feira, 9.
Pelo menos cinco cidades, entre elas, Caseara e Marianópolis do Tocantins, na região oeste, Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia na região sul e Sandolândia, na região sudoeste, devem ficar em alerta.
Cidades do Amazonas, Pará, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais também estão inclusicas no alerta.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), são esperados entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos que podem chegar a 100 km/h.