Ferramenta de comunicação popular entre os brasileiros, o aplicativo de mensagens WhatsApp também é utilizado pelo Governo do Tocantins para facilitar o relacionamento com o cidadão.
Esse tipo de serviço de atendimento ao cidadão é oferecido por órgãos que possuem ligação direta com a comunidade como a Polícia Militar, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) e o Programa Estadual de Proteção ao Consumidor (Procon).
A Polícia Militar (PM) utiliza o aplicativo para manter interação com a comunidade por meio das Redes Comunitárias de Segurança (RCS), desde 2015. De acordo com o órgão de segurança, a ação tem o objetivo de ir além da mera ação policial militar, passando pela organização da comunidade, redução da criminalidade na quadra implantada e uma maior aproximação com a comunidade e a Polícia Militar.
Por meio do RCS, são criados grupos de WhatsApp com a comunidade que possuem a finalidade de repassar dicas de segurança e também fazer averiguações, monitoramentos e envio de informações sobre ocorrências na região onde os moradores vivem. Os grupos criados nas RCS também auxiliam a PM no combate ao furto e roubo de veículos.
O serviço está disponível em Palmas, Araguaína, Porto Nacional, Miracema e Paraíso do Tocantins. Para ter mais informações sobre as centrais RCS basta entrar em contato pelo telefone 190.
Polícia Civil
A fim de agilizar as investigações de crimes em Gurupi, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), colocou à disposição da sociedade mais uma ferramenta para denúncias e informações sobre a ocorrência de homicídios no município.
Desde o início do ano, o Disk Denúncia (63) 3313-2263 também funciona como aplicativo de Whatsapp, por meio do qual o colaborador já pode repassar direto aos investigadores da DHPP informações e denúncias sobre autoria, localização e motivação de crimes de homicídios. As pessoas que fizerem denúncias à polícia terão suas identidades preservadas.
Agência de Saneamento
A ATS leva, a partir deste mês, a todas as cidades atendidas por seus serviços, um novo conceito de qualidade de serviço aos seus clientes. A partir de agora, a população terá um canal direto de relacionamento e comunicação, associado aos serviços de medição, vistorias, retirada de vazamentos e entrega de contas mais eficientes. Uma das inovações é o recebimento das contas de água pelo Whatsapp e e-mail.
O serviço será ativado na próxima semana juntamente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) pelo 0800-6464-195 e chat online.
Agência de Metrologia
A AEM lançou neste mês um novo canal de comunicação com a sociedade, por meio do número (63) 98466-6397 (WhatsApp). O serviço está disponível em horário comercial, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.
Com a ferramenta de comunicação, o usuário que desejar entrar em contato com a Metrologia Estadual via WhatsApp pode aproveitar para enviar também fotos ou vídeos do assunto que deseja atendimento, bem como a localização da situação identificada. Tudo isso significa agilidade no atendimento.
As manifestações podem ser enviadas pelo celular a qualquer momento e as respostas serão dadas dentro do horário de expediente da AEM.
É importante ressaltar que todas as informações que são tratadas na Ouvidoria são de caráter sigiloso, não havendo exposição do denunciante / solicitante ao objeto de denúncia. Além disso, caso o usuário não queira se identificar, a solicitação pode ser realizada da mesma forma, sem prejuízo nenhum no atendimento.
A AEM é o órgão delegado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Tocantins. Ela fiscaliza problemas com balanças comerciais, produtos sem o selo de identificação do Inmetro, produtos pré-medidos com peso divergente, bomba de combustível adulterada, entre outros, podem ser solucionados por meio da sua Ouvidoria.
Além do WhatsApp, o cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria da Metrologia Estadual pelo email – ouvidoria@aem.to.gov.br. pelo telefone (63) 3218-2076.
Procon
O consumidor tocantinense também conta com o “Whats Denúncia Procon-TO”, por meio do número (63) 99216-6840. Nele, é possível fazer denúncia em tempo real, enviando fotos e vídeos. A gerência de Fiscalização é o setor responsável pelo monitoramento das reclamações e ficará disponível para e averiguar cada situação.
A nova forma de comunicação foi lançada no mês de março deste ano. O objetivo é utilizar mais uma ferramenta em defesa do consumidor, assim como ampliar o atendimento voltado para a fiscalização.
De acordo com o Procon, as denúncias serão atendidas de forma interrupta das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Mas todas as denúncias que chegarem após o horário comercial e durante o fim de semana, serão registradas e atendidas durante no expediente seguinte.
O órgão lembra que para abertura de reclamações, é necessário que o reclamante procure algum dos 11 núcleos de atendimento do Procon das 8 às 18 horas. As denúncias também podem ser feitas através do telefone 151.
Fonte: Secom TO