Ícone do site Gazeta do Cerrado

Vestida de ouro: Atriz global exalta artesanato do Mumbuca e força das quilombolas tocantinenses: “são mulheres guerreiras”

Maju Cotrim

A atriz Erika Januza, que teve vivência importante no jalapão no quilombo Mumbuca, fez questão de exaltar a arte quilombola . Ela é musa do Carnaval e posou com um figurino feito totalmente de capim dourado, conseguidos pela quilombola e empresária Ilana e por uma das principais personagens sociais e líderes do Mumbuca, Doutora.

 “Ilana Rota Nativa e Dona Doutora, responsáveis por essas peças de capim dourado, que eu estou usando hoje. Essas mulheres guerreiras são muito importantes na minha trajetória, eu as conheci na época em que eu fazia a novela “O Outro Lado do Paraíso”. Eu estive por um tempo no Quilombo do Mumbuca, onde aprendi a fazer pratos típicos, peças de capim dourado, entre outros e a entender a importância do capim na vida dessas mulheres”, disse a atriz.

“Eu tive essa vivência como parte da preparação para a novela, mas levei a experiência pra vida, não poderia deixá-las de fora! São mulheres guerreiras, que se sustentam com o capim dourado aquela comunidade e isso é passado de geração para geração entre as mulheres do quilombo”, fez questão de reconhecer.

Publicidade

A peça foi confeccionado pelo Stylist da atriz, @vitorcarpe  e as fotos foram para o desfile do SPFW, do querido @luiz_ap03 da @apartamento03. “Obrigada, por me vestirem de ouro”, agradeceu.

Sair da versão mobile