Ícone do site Gazeta do Cerrado

Viagens: Transporte grátis de bagagens em voos deve acabar e passageiros podem ter reembolso por desistência

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) deve aprovar na próxima semana novas normas para o setor aéreo. A principal mudança é o fim do transporte grátis de bagagem em voos nacionais e internacionais.

Hoje, cada passageiro pode levar uma mala de 23 kg nas viagens pelo Brasil e até duas malas de 32 kg em voos para o exterior.

De acordo com as novas medidas, anunciadas em março deste ano, a franquia mínima de bagagem de mão passará de 5 quilos para 10 quilos.

A proposta prevê também a possibilidade do viajante desistir da passagem e ter reembolso integral até 24 horas depois da compra, desde que o bilhete tenha sido adquirido com antecedência mínima de sete dias da data do voo.

O prazo para restituição de bagagem, no caso de extravio em voo doméstico, também pode ser reduzido de 30 para sete dias.

A nova resolução foi debatida em audiências públicas e devem ser votada pelo conselho da agência na próxima semana. Se aprovada, o fim do despacho grátis de bagagem só deve valer a partir de outubro de 2018. Até lá, as mudanças devem ocorrer de forma gradual.

A Anac informou que alguns  pontos da minuta de norma sofreram alterações durante as audiências públicas, mas não informou quais seriam.

Com informações do UOL e da Agência Brasil

Sair da versão mobile