Ícone do site Gazeta do Cerrado

VÍDEO: Chuva com granizo alivia mas deixa estragos em Palmas

Foto – Divulgação

Lucas Eurilio

Moradores da região central de Palmas e de Gurupi, no sul do estado, registraram chuva com granizo na tarde desta quinta-feira, 23.  Alguns estragos em veículos, quedas de árvores foram causados pelo temporal e uma estrutura no IFTO cedeu até o momento na Capital.

Fotos e vídeos encaminhados à nossa equipe mostram que caiu muita água e gelo em vários locais no centro da cidade. (Veja no final de reportagem).

A Gazeta do Cerrado conversou do o meteorologista e  coordenador do Núcleo de Meteorologia e Recursos Hídricos da Unitins (Nemet/RH), José Luíz Cabral. Ele explicou que o fenômeno acontece por conta das altas temperaturas.

Publicidade

Cabral ressaltou que apesar da chuva ter vindo em boa hora por conta da baixa umidade do ar, as temperaturas devem continuar elevadas.

“A chuva de granizo, deriva da mesma nuvem que permeia todo nosso período chuvoso. O fato é que o sistema cresceu e ele foi de grande intensidade, então assim, é um sistema que tem muita energia. Com esse período de transição, já estamos aí, nos aproximando do período chuvoso, que deve se iniciar a partir da segunda quinzena de outubro, é muito comum e normal que essas chuvas aconteçam. Mais ao norte do estado essas chuvas já vinham acontecendo de forma bem localizada e hoje, logo nesse período da tarde, devido a esse forte calor porque vínhamos registrando esses dias, onde as temperaturas máximas estavam superando os 40 graus, com baixos índices da umidade relativa do ar principalmente na região de Gurupi e mais abaixo, estava em 8% , que já é considerado nível emergencial, a chuva veio em boa hora e para os próximos dias, continua a variação na nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva de forma bem localizada, no entanto as temperaturas continuam um pouco elevadas”, ressaltou.

Veja fotos e vídeos

 

 

Divulgação Internet

 

Sair da versão mobile