Ícone do site Gazeta do Cerrado

VÍDEO! Craques do Corinthians “entram em campo” para ajudar professor tocantinense a custear tratamento de R$ 2,5 milhões contra câncer raro

Luciano Coelho

Professor Luciano Coelho é morador de Palmas – Foto – Arquivo Pessoal

Lucas Eurilio, Gazeta do Cerrado

O professor de Palmas,  Luciano Coelho, sempre foi – e é – um homem ativo, que pratica atividades físicas, trabalha e vai em busca de seus sonhos todos os dias e um apaixonado por futebol. Em 2018, o diagnóstico de um câncer raro do tipo, melanoma letiginoso acral, que não é comum em pessoas de peles claras, foi descoberto no dedão do pé esquerdo, enquanto ele jogava uma partida.

Esse tipo de câncer, é o mesmo que teve o famoso cantor reggaeiro Bob Marley, que também descobriu o tumor após uma partida de futebol, só que no pé direito.

Depois do diagnóstico, o professor contou que precisou fazer a amputação do dedo no qual o tumor estava. Após o procedimento cirúrgico, Luciano teve dois anos de remissão, mas em 2020 o tumor em forma de mestástase migrou para o pulmão.

Publicidade

Ele tratou, ficou oito meses em nova remissão e em 2021 novos focos surgiram no pulmão e um novo tratamento, não deu certo.

“Após da amputação vivi dois anos em remissão, mas em 2020 no início da pandemia, o tumor em forma de metástase, migrou para o pulmão através da corrente sanguínea. Reiniciei o tratamento fazendo uma linha de medicação da imunoterapia, não deu certo. Fiz outra linha da imunoterapia, também não deu certo. Tive uma hemorragia pulmonar em novembro de 2020, obrigando a retirada do lobo médio direito do pulmão. Ao fazer a biopsia constatou margens comprometidas, sendo necessário realizar 10 seções de radioterapia alvo. Foi um sucesso e fiquei 8 meses em remissão, no final de 2021 novos focos do tumor no pulmão apareceram e o médico optou por fazer uma terceira linha de imunoterapia. Também não deu certo. Em 2022 a estratégia foi a primeira linha da quimioterapia, não funcionou”, contou à Gazeta do Cerrado.

Luciano contou também que ficou desenganado da medicina e sem tratamento, passou a ter uma estimativa de vida de um ano e meio, até que ele conseguiu ingressar num tratamento experimental gratuito nos EUA.

“Desenganado pela medicina, parti para um tratamento paliativo com uma terceira linha da quimioterapia. Também não deu certo. Sem tratamento fui pra casa com uma estimativa de 1 ano e meio de vida. Com ajuda da equipe médica da Oncoclínica de Brasília e Dr. Antônio Buzaid do Hospital Beneficiência Portuguesa, no inicio de 2023, consegui ingressar num tratamento experimental de uma medicação experimental do EUA gratuita. Tomei 4 doses, mas os exames mostraram que a doença dobrou de tamanho. Hoje encontro sem tratamento e preciso ir para EUA realizar o CAR-T CEEL, mas o custo do tratamento é muito alto, em torno de 500 mil dólares, aproximadamente 2,5 milhões de reais. Para iniciar é preciso ter o visto americano, já tenho, encaminhamentos da equipe médica brasileira e o recurso, sem isso não é capaz de iniciar o protocolo de tratamento por lá”, explicou.

Campanha para arrecadação

Professor Luciano Coelho – Foto – Arquivo Pessoal

Corintiano ‘roxo’, o professor disse que teve uma revelação de Deus para buscar ajuda com seu time de coração. Ele buscou o atual treinador do time, Vanderlei Luxemburgo, que já foi candidato a cargo político pelo Tocantins, que prontamente de dispôs a ajudar.  (Veja o vídeo no final da reportagem). 

“Com isso Deus me revelou buscar ajuda do time do meu coração, o Corinthians, através do treinador Wanderley Luxemburgo, ele graças a Deus prontamente comprometeu a ajudar gravando um vídeo pedindo aos amigos e seguidores ajuda”.

Não apenas Vanderlei Luxemburgo gravou vídeos pedindo ajuda, mas também o goleiro Cássio Ramos, o atacante Roger Guedes e o Craque Neto – como é conhecido pelos torcedores – , ex-corinthians e apresentador.

Craque Neto e professor Luciano Coelho, em São Paulo – Foto – Arquivo Pessoal

“Depois ele – Luxemburgo – conseguiu o depoimento do goleiro Cássio e do atacante Roger Guedes. E eu na terça-feira dia 27 de junho tinha consulta com Dr Antônio Carlos Buzaid em São Paulo e antes da consulta fui para a porta de uma emissora de TV, para tentar falar com o Craque Neto. Cheguei lá às 11 da manhã quando foi às 15 horas na saída ele muito humilde e gente boa parou o carro me ouviu e desceu para gravar o vídeo comigo”, contou.

A campanha para arrecadação dos valores que vai ajudar o professor teve início na última sexta-feira, 30, com um vídeo no técnico Luxemburgo. Ao longo da semana, as outras gravações com jogadores e ex-jogador vão sendo publicadas no perfil de Luciano Coelho, no Instagram. Ele conta com a ajuda dos amigos Marcelo Silva e Zelma.

O professor também pede para que o povo tocantinense o ajude com qualquer quantia.

“Peço a todos tocantinenses que ajude com o que puder. 1 real,10 reais, o que o seu coração decidir”.

Desabafo

Professor Luciano continua a praticar atividades físicas – Foto – Arquivo Pessoal

Por estar num estado considerado grave, o professor contou que recebeu hate nas redes sociais, ao ser questionado se realmente estava doente, já que não parou de praticar atividades esportivas.

“Inacreditavelmente recebi uma mensagem no direct de uma pessoa seguidora. Questionando minha saúde, ‘vejo você aí correndo nadando, pedalando etc. Tem pessoas piores precisando de ajuda’ . Eu disse concordo com você, mas para está em estado grave, não necessariamente você precisa estar acamado ou no leito de um hospital. Meus médicos me chamam de paciente fora da curva, pela minha incansável vontade de viver. Por isso negocio com a doença procurando expandir meu pulmão através da atividade física. Acredito que por isso cheguei tão longe. Na vida é preciso aceitar os desígnios do Deus do Universo, depois aprender com eles, e ensinar através deles. É isso que procuro fazer há 5 anos. Pessoas que questionam assim são pessoas frias, que precisam de oração da nossa parte”, finalizou.

Para ajudar o professor Luciano a conseguir fazer o tratamento, abaixo estão os dados bancários.

Banco do Brasil
Agência:1867-8
Conta Corrente: 81.249-8
Pix: 123.coelho@gmail.com

Luciano Coelho de Oliveira

Assista o vídeo

Sair da versão mobile