Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma mulher sendo agredida por um policial militar com um tapa no rosto, durante uma abordagem em Porto Nacional, na região central do estado. O fato aconteceu na noite de domingo, 31, na região da pista de kart da cidade.
A Polícia Militar informou, em nota, que a equipe foi hostilizada por um grupo durante abordagem de trânsito e a mulher estava tumultuando a ocorrência. Também afirmou que a PM fez o uso da “força e de recursos não letais como spray de pimenta” e finalizou dizendo que o caso está sendo investigado.
As imagens que circulam nas redes sociais mostram uma jovem de blusa amarela sendo algemada pelos militares do 5º Batalhão da Polícia Militar e levada para a parte traseira da viatura. Conforme a polícia, ela foi presa por desacato e contida com algemas porque estava agressiva.
Uma segunda mulher, de blusa preta, se aproxima, começa a questionar os militares e é empurrada por um dos PMs. Após cair no chão, ela se levanta e continua a seguir os policiais.
É possível ouvir que a todo o momento os militares pedem para a mulher se afastar, mas ela fala: “O outro não sabe nem abrir a p**** da porta”, se referindo a um militar que tentava abrir a parte traseira da viatura.
Assista ao vídeo:
O que diz a PM
Por meio desta, a Polícia Militar do Estado do Tocantins informa que na ocorrência registrada no Kart localizado no município de Porto Nacional, na madrugada do dia 31, domingo, envolvendo policiais militares lotados no 5º Batalhão, deu-se no momento em que a Polícia Militar e o Detran realizavam fiscalização e abordagem no referido local.
Durante os procedimentos realizados pelos agentes do Estado, numa abordagem veicular, as equipes de fiscalização depararam-se com uma motocicleta com acessórios em desacordo com o CTB.
Foi solicitado ao proprietário da motocicleta a troca dos acessórios, sendo esta ordem atendida prontamente pelo mesmo. Neste momento, os agentes do Estado passaram a ser hostilizados por um grupo de pessoas que estavam no local, visivelmente embriagados, e desacatados por uma mulher, onde foi dada voz de prisão a mesma, pelo crime de desacato, sendo necessário o uso da algema para contenção da agressividade da autora.
Os insultos continuaram acontecendo, e durante a situação, houve a tentativa por parte de outra mulher, de impedir a ação de condução da autora do desacato. Foi determinado a essa mulher para que se afastasse por diversas vezes, ordem que foi desobedecida pela mesma, que passou a tumultuar a situação, interferindo na ocorrência, colocando-se contra o PM, levando a equipe militar a utilizar o uso da força e de recursos não letais como spray de pimenta.
A PM esclarece que os militares são treinados e capacitados para atuarem em conformidade com o Procedimento Operacional Padrão. O caso está sendo apurado pelo Comando e, sendo identificadas irregularidades na conduta dos policiais, poderão ser abertos procedimentos administrativos para sua total elucidação e a tomada das medidas cabíveis.
A Polícia Militar se coloca à disposição para melhor atender a sociedade.