Um estudo publicado em 2013 aponta que os sintomas de doença celíaca e intolerância ao glúten são estranhamente similares aos apresentados por animais de laboratório expostos ao glifosato. A pesquisa foi conduzida pelo cientista independente Anthony Smasel e pela pesquisadora sênior do MIT Stephanie Seneff.
A análise aponta que cerca de 5% da população dos Estados Unidos e da Europa sofre de intolerância ao glúten ou doença celíaca. Para os pesquisadores, o culpado por trás desta epidemia pode ser o famoso agrotóxico RoundUp.
“Acreditamos que o glifosato, o ingrediente ativo do herbicida Roundup®, é o fator causal mais importante nessa epidemia. Os peixes expostos ao glifosato desenvolvem problemas digestivos que lembram a doença celíaca. A doença celíaca está associada a desequilíbrios nas bactérias intestinais que podem ser totalmente explicadas pelos efeitos conhecidos do glifosato nas bactérias intestinais”, detalha o resumo do artigo, publicado na revista Interdisciplinary Toxicology.
Os pesquisadores alertam ainda que a quantidade de resíduos de glifosato no trigo e em outras culturas provavelmente tem aumentado recentemente, devido ao aumento do uso da prática de dessecação das culturas logo antes da colheita. Além disso, um gráfico que acompanha o estudo mostra a relação entre o uso do agrotóxico e o aumento de casos de doença celíaca.
Outros danos associados ao glifosato
A Monsanto, empresa de agrotóxicos comprada pela Bayer em 2018, é a produtora do Roundup, polêmico herbicida à base de glifosato. O produto já foi apontado como o principal causador de alguns casos de câncer, fazendo com que as empresas fossem condenadas a pagar indenizações no valor de US$ 2 bilhões a um casal de clientes.
Nos Estados Unidos, o Roundup é alvo de 11.200 ações por suposta responsabilidade na incidência de câncer e ao menos um destes casos já foi confirmado pela justiça. Apesar de todas as evidências, o produto pode ser adquirido por qualquer pessoa no Brasil, onde é utilizado em 90% das plantações de soja.
Fonte: Hypeness
____________________________________________________________________________
Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Instagram: https://www.instagram.com/gazetadocerrado/
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
Facebook: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br
YouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG Grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DdY063ahwDvH7s5ufstyPE Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição. Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319 Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796