Ícone do site Gazeta do Cerrado

Vilão do século, agrotóxico glifosato (RoundUp) pode estar por trás das intolerâncias

Divulgação

Um estudo publicado em 2013 aponta que os sintomas de doença celíaca e intolerância ao glúten são estranhamente similares aos apresentados por animais de laboratório expostos ao glifosato. A pesquisa foi conduzida pelo cientista independente Anthony Smasel e pela pesquisadora sênior do MIT Stephanie Seneff.

A análise aponta que cerca de 5% da população dos Estados Unidos e da Europa sofre de intolerância ao glúten ou doença celíaca. Para os pesquisadores, o culpado por trás desta epidemia pode ser o famoso agrotóxico RoundUp.

“Acreditamos que o glifosato, o ingrediente ativo do herbicida Roundup®, é o fator causal mais importante nessa epidemia. Os peixes expostos ao glifosato desenvolvem problemas digestivos que lembram a doença celíaca. A doença celíaca está associada a desequilíbrios nas bactérias intestinais que podem ser totalmente explicadas pelos efeitos conhecidos do glifosato nas bactérias intestinais”, detalha o resumo do artigo, publicado na revista Interdisciplinary Toxicology.

Os pesquisadores alertam ainda que a quantidade de resíduos de glifosato no trigo e em outras culturas provavelmente tem aumentado recentemente, devido ao aumento do uso da prática de dessecação das culturas logo antes da colheita. Além disso, um gráfico que acompanha o estudo mostra a relação entre o uso do agrotóxico e o aumento de casos de doença celíaca.

Outros danos associados ao glifosato

A Monsanto, empresa de agrotóxicos comprada pela Bayer em 2018, é a produtora do Roundup, polêmico herbicida à base de glifosato. O produto já foi apontado como o principal causador de alguns casos de câncer, fazendo com que as empresas fossem condenadas a pagar indenizações no valor de US$ 2 bilhões a um casal de clientes.

Nos Estados Unidos, o Roundup é alvo de 11.200 ações por suposta responsabilidade na incidência de câncer e ao menos um destes casos já foi confirmado pela justiça. Apesar de todas as evidências, o produto pode ser adquirido por qualquer pessoa no Brasil, onde é utilizado em 90% das plantações de soja.

Fonte: Hypeness

____________________________________________________________________________

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:

Instagram: https://www.instagram.com/gazetadocerrado/

Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09

Facebook: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  

YouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG Grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DdY063ahwDvH7s5ufstyPE     Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.   Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319   Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796  

Gazetadocerrado.com.br – Para mentes pensantes

Sair da versão mobile