Ícone do site Gazeta do Cerrado

Vinícius Júnior é eleito o melhor jogador do mundo

 

Brasil tem o número um do futebol após 17 anos

Vinícius Júnior, atleta brasileiro que joga no Real Madrid, conquistou o prêmio de melhor jogador global em 2024. A premiação foi concedida no final da tarde de terça-feira (17), em Doha, no Catar. Vini Jr. recebe pela primeira vez o prêmio “The Best”, concedido pela entidade máxima do futebol.

No seu pronunciamento, o atleta fez menção ao Flamengo, clube que o lançou, e expressou gratidão aos companheiros da Seleção Brasileira e do clube espanhol, onde joga desde o segundo semestre de 2018.

“Tenho de agradecer a todo mundo que votou em mim, todos os jogadores, treinadores, jornalistas e meus fãs. Eu não poderia deixar de agradecer à minha família, que deixou de viver o sonho dela para viver o meu sonho. Agradecer ao presidente, ao mister Carleto [Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid], e ao meu time que me fez chegar até aqui e me fez acreditar que eu poderia fazer a diferença e fazer grandes coisas com elas”.

Em 2023/24, o craque da Seleção Brasileira e do Real Madrid teve a temporada mais notável de sua carreira. Ele se destacou com frequência em momentos decisivos pelo Real Madrid, tendo marcado 24 gols em 39 jogos em várias competições.

Vini Jr. teve 48 pontos na votação, realizada por treinadores e capitães de seleções nacionais, jornalistas e torcedores. Em segundo lugar ficou o espanhol Rodri, com 43 pontos. O meia inglês Jude Bellingham ficou em terceiro, com 37 pontos. Veja a lista completa no site da Fifa.

O Brasil volta a ter o melhor jogador do mundo depois de 17 anos. A última vez havia sido em 2007, quando Kaká foi agraciado. É a primeira vez, no entanto, que um brasileiro é premiado durante a era The Best, premiação criada pela Fifa em 2016. Antes, a premiação tinha outro nome e chegou a ser dividida com a “Bola de Ouro”, prêmio dado pela revista francesa France Football.

 

Marta ganha o “Marta”

 

A brasileira Marta, eleita seis vezes a melhor do mundo em anos anteriores, venceu em 2024 o prêmio de gol mais bonito do futebol feminino. Como uma coroação de uma carreira vitoriosa, ela conquistou um prêmio que traz seu nome. O primeiro Prêmio Marta da FIFA, criado para reconhecer o melhor gol do futebol feminino, foi conquistado pela própria.

Duas semanas antes de disputar o Torneio Olímpico de Futebol Feminino de Paris 2024, a alagoana marcou o gol premiado: um chute certeiro da entrada da área, no ângulo, após driblar a zagueira com uma pedalada.

“Quero dizer que estou muito feliz com o resultado. Competir com todas essas craques… Foram gols fantásticos, e essa temporada foi maravilhosa também. [Estou] Mais feliz ainda em receber um prêmio que leva o meu nome. Sem dúvida, é uma honra muito grande, então quero agradecer a todos vocês”, disse Marta.

*Com informações do site da Fifa

 

(Fonte: Agência Brasil)

Sair da versão mobile