Ícone do site Gazeta do Cerrado

Viralizou nas redes! Vereador de Araguaína baixa o nível na tribuna e é acusado de homofobia

Vereador Sargento Jorge durante discurso na Câmara de Araguaína - Foto: Reprodução

Vereador Sargento Jorge durante discurso na Câmara de Araguaína – Foto: Reprodução

Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

Polêmica e homofobia na Câmara de Vereadores de Araguaína. O vereador Sargento Jorge (PROS) usou a tribuna em sessão nessa segunda-feira, 10, para responder o jornalista Stoff Vieira sobre uma matéria veiculada em um portal de notícias da cidade sobre o não cumprimento do decreto municipal que obriga todos a usarem máscara em locais públicos. Diversas imagens mostram os parlamentares sem o acessório importantíssimo na prevenção contra o coronavírus.

Com a máscara no queixo, Jorge usou a tribuna e disse que foi capa de uma notícia devido as máscaras e começou um discurso homofóbico direcionado ao jornalista que escreveu a matéria. “Respeito sua opção sexual, mas já deu, né, amigo? Nós como figuras públicas fomos colocados aqui pelo povo, mas tem gente que não tem o que fazer. Talvez tem que trocar de namorado porque o que tá dando para ele não tá servindo. Tá pequeno”, afirmou. Um vídeo com suas falas circula nas redes sociais.

Não achando pouco, o vereador continua com as insinuações afirmando que o jornalista não tem o que fazer. “Infelizmente, têm pessoas que não tem o que fazer em casa e gostam de outro tipo de microfone e ficam queimando os outros”, disse Jorge.

O parlamentar ainda convida o profissional da imprensa a ir a Câmara e aparecer, a não ficar se escondendo atrás de uma reportagem.

Publicidade

Ao final, Sargento Jorge ainda diz que não falou tudo o queria do jeito que ele pensa e termina com mais uma fala homofóbica. “Para um bom entendedor sabe que  quem faz isso aí usa calça, mas tinha vontade de usar era saia”.

Durante o vídeo, ouve-se que o discurso do vereador tira risos de outros parlamentares.

A Gazeta conversou com Stoff na manhã desta terça-fera, 11, e ele lamenta que um parlamentar tenha este tipo de posicionamento. “É lamentável que um parlamentar, que é um representante do povo, membro de uma casa de leis, desça a um nível tão baixo e de extrema vulgaridade. Faltou decoro e faltou educação. Um funcionário público, pago com dinheiro público está sujeito a críticas. Existe um entendimento do STF que homofobia é crime e o vereador terá que responder judicialmente, o vídeo já foi repassado para o advogado e vamos entrar com uma ação judicial e registrar uma denúncia pelo crime de homofobia.”, disse o jornalista.

Stoff também afirmou que irá protocolar um pedido de cassação do mandato de Sargento Jorge por quebra de decoro parlamentar.

O Coletivo SOMOS protocolou uma denúncia junto ao Ministério Público do Tocantins (MPE) contra as falas do vereador.

Nas redes sociais, internautas estão revoltados com as falas do parlamentar araguainense.

Homofobia é crime

Em 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu permitir a criminalização da homofobia e da transfobia.

Com a decisão, o Brasil se tornou o 43º país a criminalizar a homofobia, segundo o relatório “Homofobia Patrocinada pelo Estado”, elaborado pela Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais (Ilga).

Posicionamento da Câmara de Araguaína

A Câmara Municipal de Araguaína se manifestou sobre o assunto: “sobre o ocorrido na sessão do dia 10 de Maio de 2021, aduzindo que o uso da Tribuna é prerrogativa institucional e garantido conforme previsão em seu regimento interno, prezando, ainda, que o vereador vem cumprindo devidamente com suas atividades parlamentares, e, por fim, a fala do parlamentar não reflete a posição e opinião da Casa de Leis

Assista ao vídeo do discurso do vereador:

Sair da versão mobile