Ícone do site Gazeta do Cerrado

Visita in loco confirma gravidade da situação do Lago; Moradores relatam transtornos e MP esbarra na falta de laboratório para laudo

Maju Cotrim

Uma comissão de órgãos e deputados verificaram in loco a situação de contaminação no Lago de Palmas na tarde desta quinta-feira, 13.Eles foram na região do Córrego Machado e do Bertaville que desaguam no Lago.A Assembleia se mobiliza para apurar responsabilidades a respeito da poluição no Lago de Palmas.

Eles querem apurar se há participação da concessionária de saneamento público, a BRK Ambiental.

A iniciativa foi da deputada Cláudia Lelis que preside a comissão de Meio Ambiente.

Além de deputados, representantes do Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual, Agência Tocantinense de Regulação (ATR), Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Naturatins, Fundação Municipal de Meio ambiente, Câmara Municipal de Palmas e a Agência de Regulação de Palmas foram convidados.

Publicidade

Odor insuportável

O presidente da associação de moradores da região, Odecio Costa reclamou do odor e apontou os transtornos e problemas gerados.

O Promotor Fábio Lang estava na comissão e apontou a falta de laboratório credenciado para uma perícia que não seja a da BRK ou da UFT.

“Não podemos depender da Uft, o MP precisa de um laboratório. Estamos apanhando porque esbarramos na falta de prova pericial”, disse.

Ele defendeu que os órgãos tenham laboratórios independentes. “Não pode ficar a própria raposa que toma conta do galinheiro”, disse sobre a BRK.

A deputada Cláudia Lelis sugeriu uma emenda para contratar laboratório para fazer um laudo.” temos que nos Unir para uma solução rápida”, disse.

Os Líderes comunitários apontam um caos de saúde pública com vários casos de problemas renais para a população. Ele disse que um Termo de ajuste e Conduta pode resolver o impasse.

“A População não aguenta mais sofrer”, disse a deputada Cláudia Lelis.

A deputada Vanda Monteiro, que é da região Sul, e sempre cobrou soluções para o assunto, disse que é inadmissível a situação.

Além de Cláudia Lelis e Vanda Monteiro estiveram presentes a deputada Luana Ribeiro e Elenil da Penha. Alguns vereadores também compareceram.

Veja vídeo completo da vistoria no local:

Sair da versão mobile