Ícone do site Gazeta do Cerrado

Vistoria constata falta de vários medicamentos e insumos no Regional de Araguaina

Órgão vai à Justiça pedir que Estado realize cirurgia ortopédica em 51 pacientes - Foto- Sara Cardoso/Governo do Tocantins

Órgão vai à Justiça pedir que Estado realize cirurgia ortopédica em 51 pacientes - Foto- Sara Cardoso/Governo do Tocantins

Matéria atualizada em 24/04/2019 às 10h22

O Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO) expediu recomendação nesta semana para que o secretário estadual de Saúde determine à Superintendência de Logística e Abastecimento a realização, no prazo de cinco dias, de inventário no estoque do Hospital Regional de Araguaína, e promova o abastecimento dos estoques de materiais, insumos e medicamentos da unidade hospitalar.

Na recomendação, a Promotora de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro destaca que foram realizadas duas diligências no Hospital, nos dias 08 e 12 de março de 2019, em que foi constatada a ausência de diversos medicamentos, materiais e insumos essenciais para a manutenção dos serviços do HRA.

Além disso, já foram expedidos ofícios à gestão do Hospital e da Sesau com questionamentos quanto à situação do estoque regulador e de segurança, sendo que muitos não foram respondidos, demonstrando a negligência do poder público. Também foi instaurado um Inquérito Civil Público com o objetivo de apurar irregularidades na administração do HRA, e dentre os aspectos investigados está o desabastecimento do Hospital.

A recomendação estabelece que na realização do inventário, no caso de materiais, insumos e medicamentos em falta, sejam informados os itens que já foram empenhados e, quanto aos itens não empenhados, que sejam esclarecidas as providências para aquisição e entrega. Além do mais, o documento estabelece que seja informado o fluxo entre a solicitação da necessidade do hospital e a entrega dos produtos, esclarecendo o tempo estimado para cada setor.

A Promotora de Justiça esclarece que, considerando todos os precedentes do caso, o não cumprimento da recomendação pode ser considerado como ato de improbidade administrativa, e podem ser adotadas medidas mais graves.

O outro lado

Nossa equipe entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO). Em nota o órgão informou que está tomando todas as medidas necessárias para regularizar o abastecimento do Hospital Regional de Araguaína e que uma equipe da pasta está realizando um levantamento na Unidade para sanar a situação.

Fonte: MPE-TO

________________________________________________________________________

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Instagram: https://www.instagram.com/gazetadocerrado/
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
Facebook: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  
YouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DdY063ahwDvH7s5ufstyPE
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796

Gazetadocerrado.com.br – Para mentes pensantes

Sair da versão mobile