Ícone do site Gazeta do Cerrado

Volta do modelo de endereço antigo em Palmas é aprovada na Câmara

(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

O projeto da Prefeitura de Palmas para voltar a utilizar o modelo antigo de endereçamento da capital foi aprovado pela Câmara de Vereadores na noite desta terça-feira (16). Os vereadores realizaram três sessões extraordinárias em sequência para que a lei passasse pelos três turnos de votação que são exigidos. Foram 18 votos a favor, nenhum contra e um parlamentar ausente.

Com a medida, as quadras residenciais voltaram a ser chamadas de ARNE, ARSE, ARNO e ARSO de acordo com a região da cidade onde estão localizadas. Os números das quadras também vão mudar e passar a ter apenas dois algarismos e não três, como é hoje.

O problema com os endereços começou há 18 anos, quando houve a troca do modelo antigo para o atual. Apesar dos Correios e da população terem adotado a nova forma, os Cartórios de Registro de Imóveis ainda usam a configuração antiga. O argumento da prefeitura para manter o endereço antigo é que a mudança de nome nos cartórios sairia mais caro que a mudança das placas nas ruas.

O prazo para a conclusão da troca de placas e dos registros nos Correios é de dois anos. A partir da mudança, os endereços de Palmas passam a ter quadras, alamedas, quadras internas e lotes.

Publicidade

O projeto levou nove meses para ser votado e aprovado pelos vereadores. A única ausência na sessão foi a do vereador Júnior Geo.

Entenda abaixo como funciona cada um dos modelos de endereçamento:

Mapa explica endereços da capital (Foto: Arte/G1)

Fonte: G1 Tocantins

Sair da versão mobile