Ícone do site Gazeta do Cerrado

Wanderlei nomeia líder indígena para pasta dos Povos originários e tradicionais e irmã para gerir políticas para Mulheres

O Diário Oficial do Estado publicou os nomes das gestoras que vão assumir as novas Secretarias da Mulher e dos Povos Originários e Tradicionais. A irmã do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), Berenice de Fátima Barbosa Castro Freitas ficará no comando da pasta que cuidará das políticas públicas em atenção à mulher e a ativista indígena Narubia Silva Werreria, na pasta voltada aos temas dos povos originários.

Uma medida provisória publicada na semana passada criou as duas pastas, além da Secretaria da Pesca e Aquicultura. O nome para assumir essa última ainda não foi publicado.

Nas redes sociais, o Instituto Indígena do Tocantins (Indtins), instituição presidida por Narubia, comemorou o convite. “Ter uma mulher indígena como secretária dos Povos Originários e tradicionais é uma conquista para o movimento indígena do Tocantins, sua presença na Secretária garantirá que os 12 Povos indígenas e 44 comunidades quilombolas do estado sejam ouvidos e que suas reivindicações sejam encaminhadas”, diz trecho da publicação.

Narubia é uma das principais líderes indígenas do Tocantins com expressão nacional e até internacional na luta pelos povos e defesa de pautas importantes. Sua nomeação é histórica!

A pasta da Mulher vai formular, coordenar e articular políticas voltadas a garantia de direitos, à proteção, ao acolhimento, à eliminação de todas as formas de discriminação e violência contra as mulheres. Também tem o objetivo de implementar e monitorar essas políticas, visando a promoção a igualdade e estabelecer canais de comunicação com os cidadãos para receber consultas, denúncias e prestar informações.

Entre as atribuições da secretaria que cuidará dos assuntos dos povos originários estão a implementação da política estadual de proteção em todas as áreas, além de ações de mediação para a solução dos conflitos. Também vai promover e apoiar eventos relacionados aos povos originários.

Os nomes das novas secretárias estão no Diário Oficial desta terça-feira (17). Para acessar o documento clique aqui.

Sair da versão mobile