Ícone do site Gazeta do Cerrado

Zona Franca número um no mundo se interessa por variedade de frutas tropicais do Tocantins

Divulgação Governo do Tocantins

Fruto da viagem feita aos Emirados Árabes Unidos no ultimo mês setembro pelo governador Mauro Carlesse e equipe de governo, onde participaram da ‘Dubai Investment Week’ e visitaram grandes empresas, está em Palmas desde segunda-feira, 18, o representante do Dubai Multi Commodities Centre – Centro de Commodities Diversas de Dubai (DMCC), Marco Bellinato. O DMCC é considerado autoridade do governo de Dubai em comércio, empresas e commodities – e a Zona Franca número um do mundo.

Recepcionado pelo secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Halum, Marco Bellinato, veio conhecer in loco as potencialidades do Estado e visitou, na manha desta terça, 19, uma propriedade rural em franca produção, além de conhecer projetos desenvolvidos pela Seagro. “É uma visita muito importante que pode multiplicar a nossa capacidade comercial lá fora”, destacou o secretário César relembrando que quando esteve em Dubai, acompanhando o governador Mauro Carlesse, visitou o DMCC.

“Não adianta só produzir. É preciso saber vender e o DMCC vem com um forte histórico para habilitar esse processo, desde a infraestrutura até a facilitação do comércio. Uma futura parceria, sem dúvida, pode facilitar a comercialização de produtos tocantinenses”, destacou César Halum acrescentando que Dubai é um acesso internacional chave para o comércio, pois conecta os países produtores com o consumidor da forma mais transparente possível.

Divulgação Governo do Tocantins

Entre os produtos que mais despertou interesse do representante do DNCC está a variedade de frutas tropicais, que podem ser transformadas em poupas de frutas e exportadas, e a área do pescado. “Ele ficou surpreso com capacidade de produção que Estado possui, principalmente do Pirarucu. Vamos estreitar nossas conversas e futuramente fechar boas parcerias”, adiantou o secretário.

“Ninguém sabe o que calado quer. Então nós temos que mostrar ao mundo as nossas potencialidade aliadas a sustentabilidade”, disse ainda Hallum comemorando a visita e reforçando que o Tocantins pode ir muito mais longe.

O DMCC


O DMCC cresceu exponencialmente desde sua formação em 2002 e hoje possui mais de 12.700 empresas-membros, com 87.500 trabalhadores e residentes de mais de 170 países instalados em sua zona franca. Com sete novas empresas abrindo um negócio por dia útil, o DMCC é domicílio para muitas das mais famosas corporações do mundo, incluindo: Alcatel Lucent Middle East and North Africa, American Express, Carrera Y Carrera, Colgate-Palmolive, Dyson, Duracell, Eurofin, Hisense, John West Foods, Lukoil, LVMH, Nutricia Danone, Oddfjell, Rio Tinto – Dimexon e TAG Worldwide.

Fonte: Assessoria

Sair da versão mobile