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1º EMBAIXADOR DO TURISMO GASTRONÔMICO DA ONU, DURANTE A REUNIÃO DO G20 TURISMO EM BELÉM

Saulo Jennings recebeu o título de Embaixador Gastronômico da ONU Turismo durante o G20 em Belém

Por Christina Hayne
Febtur PA DRT 1759/ PA

 

 

Secretário-geral do organismo internacional -ONU, Zurab Pololikashvili ao lado do chefe de cozinha Saulo Jennings (PA), e o ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, anfitrião e presidente do G20 de Turismo da ONU.

 

“Tudo que se faz tem suas consequências e após jornada intensa de muito trabalho é chegada a hora
de colher bons frutos. Penso que essa hora chegou. Me sinto muito valorizado e feliz”, disse Saulo
Jennings, paraense nativo de Santarém, que se tornou um chefe de cozinha renomado de reconhecimento
internacional, ao comentar sobre o título de 1º Embaixador do Turismo Mundial – Gastronomia,
concedido pela ONU.

Por seu perfil ativista, seu talento e compromisso com a gastronomia da Amazônia e com
o respeito ao conhecimento tradicional e sustentável, Saulo alcançou o reconhecimento mundial e
tornou-se a primeiro pessoa a receber o 1º título de ‘Embaixador Gastronômico da ONU Turismo’.
Saulo assume a liderança internacional e a representatividade da cultura alimentar da região amazônica mais especialmente da região do rio
Tapajós.

Paraense

O paraense Saulo Jennings recebeu o anuncio do título e a certificação da honraria durante a
reunião dos ministros do Turismo do G20, realizada em Belém, no Hangar Centro de Convenções da
Amazônia, no último dia 20 de setembro, diretamente das mãos do secretário-geral do organismo
internacional -ONU, Zurab Pololikashvili e ao lado do ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino,
anfitrião e presidente do G20 de Turismo da ONU.

“Ainda não tive tempo de pensar mas sim sentir a importância e responsabilidade dessa homenagem e a
força dessa honraria. A verdade é que só penso em trabalho, em prol do turismo e da gastronomia.
Esse prêmio é um reconhecimento desse trabalho de longo prazo. Não só meu, mas de todos que cuidam
da nossa comida e da produção dos nossos peixes, sempre respeitando a floresta. Também é uma
vitória para a comida regional, que antes era vista como simples, mas agora mostra que pode ocupar
um espaço de destaque na alta gastronomia”, disse o chef.

Este ano de 2024 tem sido especial para o chef de cozinha de origem tapajônica que vem ganhando
cada vez mais destaque na gastronomia nacional e internacional, a exemplo, de reconhecimento em
países como Portugal, Chile, Peru, França e muitos outros.
Saulo Jennings foi eleito pela quarta vez ao prêmio de “O Melhor Restaurante da Região Norte
(Restaurante Casa de Saulo e do hotel Atrium Quinta das Pedras), e, pela primeira vez, recebeu o
título de “Chef do Ano do Brasil, 2024 – Prazeres da Mesa”, considerada uma das revistas mais
completas de gastronomia e vinhos do Brasil.

Hotel Atrium Quinta das Pedras

Saulo, sempre ativista e defensor da sustentabilidade e diversidade da floresta tornou –se um chefe
de cozinha com técnicas próprias. Após muito aprimoramento de sua capacidade de observação sobre o
que fazer e como fazer acerca da escolha, manuseio e a junção dos produtos da floresta e dos rios,
Saulo obteve resultados de sabores incríveis a partir de sua experimentação adquirida na Amazônia e
em especial na região do Tapajós. E é a partir dessa experimentação e conhecimento que Saulo cria
seus pratos.

“Após muito aprimoramento de sua capacidade de observação sobre o que fazer e como fazer acerca da
escolha, manuseio e a junção dos produtos da floresta e dos rios”. (Saulo Jennings)

“Agora estão chegando as consequência boas, de valorização, de olhar, de respeito pra nossa
gastronomia e o turismo como um todo. A gastronomia da Amazônia está despontando. As pessoas querem
entender a origem dos sabores e a técnica e transformação dos produtos da floresta”, reforçou
Saulo.

“Quando o cliente conhece a história do ingrediente ele valoriza mais o trabalho por trás do
prato”. (Saulo Jennings).

Só em falar da gastronomia da floresta as pessoas ligam o sinal de atenção e a curiosidade ganha
espaço. Ao provar a culinária vem a confirmação do encantamento com os sabores. Para muitos, Saulo
se confunde com um alquimista da culinária sustentável.

O Brasil e o mundo precisavam saber de alguma forma o conhecimento dos talentos e as criações
gastronômicas de quem vive na Amazônia. Foi preciso um trabalho conjunto e, por muito tempo, dos
muitos conhecedores da culinária, do saber tradicional e da gastronomia criativa e sustentável
aliado ao perfil empreendedor de quem acredita no fazer diferente.

Com esforço de vários setores, foi possível dar visibilidade a magia dos sabores da floresta e dos
rios. A gastronomia do Pará ganhou apoio e espaço na mídia e da imprensa em toda sua extensão e,
somado às oportunidade em participar de pequenos, médios e grandes eventos foi possível criar um
ambiente favorável para abrir às portas do mundo gastronômico e do olhar da população brasileira e
do mundo para a potência da gastronomia na Amazônia, em especial, no Pará.

“A floresta e os rios nos fornecem essa imensidão de possibilidades. Uma diversidade inigualável.

Conseguimos ultrapassar as fronteiras e levar nossos sabores tradicionais aliados a criatividade no manuseio e a

combinação de produtos. A floresta e os rios nos fornecem essa imensidão de possibilidades.

Uma diversidade inigualável” disse Saulo.

 

Segundo o agora também Embaixador da Gastronomia do Turismo da ONU, foi preciso trilhar um longo
caminho para que o nosso conhecimento reprimido pudesse enfim expandir. Foi o que aconteceu: o
mundo nos conheceu”, enfatizou.

Um árduo trabalho individual e coletivo com respeito às bases. Foram anos de resiliência, de
observação, de insistência, de teimosia sempre acreditando na sustentabilidade e qualidade dos
produtos originários da floresta em pé.

Ainda em tom de encantamento ao falar sobre o momento de valorização da culinária paraense Saulo
ressaltou que “nem revisitando seus melhores sonhos poderia imaginar o patamar de reconhecimento e
valorização que se chegou.

“As pessoas estão descobrindo na atualidade o que nós, amazônidas, já conhecíamos há
muito tempo. Uma espécie de conhecimento reprimido por muito tempo que despontou em alta
velocidade. Hoje temos o reconhecimento da gastronomia internacional”, finalizou em tom de
agradecimento.

Atualmente, Saulo Jennings divide seu tempo entre eventos e palestras participando e divulgando a
gastronomia da Amazônia, o turismo gastronômico e seus empreendimentos. O também empresário está à
frente de cinco restaurantes pelo Brasil (com cardápio sempre apresentando a culinária paraense),
sendo 03 no Pará (Casa de Saulo em Santarém, Casa das Onze Janelas e Casa de Saulo Quinta das
Pedras, em Belém), 01 no Rio de Janeiro, no Museu do Amanhã (onde os cariocas e turistas podem
conhecer a cozinha amazônica) e a casa de Saulo, em São Paulo, um charmoso restaurante na Vila
Olímpia.

“Tudo que se faz tem suas consequências e após jornada intensa de muito trabalho é chegada a hora de colher bons frutos”. (Saulo Jennings)

Casa de Saulo, em São Paulo, um charmoso restaurante na Vila Olímpia.
Seus empreendimentos se estendem também para o ramo da hotelaria, com destaque para hospedagem
ecologicamente sustentável em Santarém. O empreendedor Saulo recriou um hotel de selva, em frente
ao rio Tapajós, com bangalôs, estrutura e gastronomia que convivem em harmonia com a floresta.
Saulo oferece o serviço completo de qualidade. No Eco Hotel Casa de Saulo, dois barcos tipo
catamarã, disponibilizam aos seus clientes passeios a incríveis e paradisíacos roteiros à sequência
de praias da região, incluindo Alter do Chão. Um verdadeiro turismo de imersão e muitas
experiências em meio ao modo de vida na Amazônia.

Casa de Saulo, em São Paulo, um charmoso restaurante na Vila Olímpia.

Números:

A Gastronomia é um dos segmentos do turismo que mais movimenta pessoas e a economia no
mundo. O crescimento do setor é visível. Segundo a projeção do relatório da Altled Market Research,
sobre o mercado global do turismo gastronômico para 2031 indica uma geração de movimentação de
valores na ordem de USS1,94 trilhões, a partir do turismo gastronômico.

Segundo Skyscanner e World Food Travel Association, o viajante de turismo escolhe seus destinos por
muitos fatores importantes para tomada de decisão, porém, a gastronomia está sempre presente
reforçando essas escolhas para cerca de 66% dos viajantes.

Cerca de 50% dos turistas estão propensos a gastar mais dinheiro em experiências gastronômicas
durante suas viagens e 40% são motivados a viajar para experimentar a comida local.
Com base nessa tendência, o destino Amazônia, Pará, Belém encontra-se em posição bastante
favorável. Atualmente a cozinha paraense desperta os olhares do mundo e atenção da alta
gastronomia. O mercado do segmento gastronômico tende a movimentar cada vez
mais o turismo na Amazônia.

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