Ícone do site Gazeta do Cerrado

Acidente na Capital derruba mais um poste no primeiro dia do ano

Equipe Gazeta do Cerrado

No primeiro dia de 2020 mais um poste de eletricidade foi derrubado por conta de um acidente de trânsito, na 403 Sul, próximo a Havan. Segundo as informações da Energisa Tocantins, o veículo ainda está no local.

Ainda não se sabe o que ocasionou a colisão ou se houve algum ferido. O condutor do veículo não foi identificado até o momento.

A concessionária disse que a troca do poste só pode ser feita pela equipa após a retirada do veículo do local do acidente. Conforme a Energisa, apenas uma unidade consumidora teve o fornecimento de energia afetada.

Após a retirada do carro, a troca do poste deve durar cerca de 4 horas.

No último dia 30, o fornecimento de energia também foi afetado na quadra 902 Sul após um carro sair da pista e bater em um poste. Na época, cerca de 100 unidades consumidoras foram afetadas.

Conforme os dados da concessionária, em 2019 até o dia 30/12 tivemos 462 ocorrências, 26 a mais que 2018, quando foram registradas 436. Destes 320 ocorrências foram urbanas e 142 em área rural.

Acidente próximo a Havan – Divulgação

Segurança

A concessionária orienta que, caso tenha cabo rompido devido a colisão, a vítima deste tipo de acidente deve permanecer dentro do veículo e pedir ajuda, comunicando o Corpo de Bombeiros e a Energisa do acidente pelo 0800 721 3330. Para quem presencia o acidente, a orientação é a mesma, entrar em contato com a distribuidora e jamais se aproximar dos cabos de energia. Chegando ao local, a Energisa irá isolar a área de risco e adotar as medidas de segurança necessárias.

Derrubou, pagou

O custo médio de substituição de postes é de R$ 3 mil, e deve pago pelo condutor responsável pela colisão com o poste de energia elétrica.

Quando um transformador é afetado no acidente envolvendo poste, esse custo pode ultrapassar os R$ 10.000,00. O custo de substituição não se resume somente aos postes derrubados, pois depois de trocar o poste é necessário que seja feita uma inspeção no trecho afetado com o intuito de verificar a existência de alguma anomalia na rede consequente da colisão. Caso existam mais estruturas condenadas pela colisão, o custo pode se elevar bastante.

Sair da versão mobile